sexta-feira, 7 de outubro de 2011

SOBRE PORTARIAS





A Portaria 1632/2006, do MEC, assinada pelo Minsitro Fernando Haddad foi duramente construída por um movimento de base que iniciou-se com o trabalho da CENAPET junto às Comissões de Educação da Câmara e do Senado Federal. No entanto, as Portarias 975 e 976 de 2010 destruiram não somente esta Portaria mas toda a estrutura do PET e de um outro Programa, o CONEXÃO SABERES.

A Portaria 1632/2006 recolocava o tempo tutorial atrelado ao processo de avaliação e no mesmo patamar epistemológico/acadêmico de professores-pesquisadores do CNPq. Estes últimos renovam suas bolsas a cada três anos conforme a avaliação. Assim, pesquisadores de renome e dedicados têm mantido uma vida produtiva ao longo de décadas. No entanto, sob o foco do "democratismo" a tutoria passou a ser pensada pelo MEC como moeda de troca, através do eufemismo: "vamos fazer os professores das graduações passarem pela experiência da tutoria". Ou seja, igualaram tutoria a um ambiente de alta rotatividade ou, como diriam nossos avós, aos serviços de uma casa de tolerância.
Isto é intolerável!

Destruir e desfigurar Programas, especialmente com o sucesso do PET, deveria ser crime de lesa-educação.

É por estas e outras que o juízo da História, se nada fizermos para que seu jugo se concretize, definirá dessemelhanças e semelhanças entre este MEC e o de FHC (o ranqueamento de escolas já mostra esta igualdade ...)

Nenhum comentário: