quinta-feira, 26 de julho de 2012

ACABOOOOOOUUUUU!!!! ACABOOOOOUUUUUU!!!!! ... ou SOBRE UM HERRO ISTÓRICO ...


Da linha de frente temos a notícia de que a Assembléia do ENAPET acaba de desvincular este evento do da SBPC.
A atual Diretoria da CENAPET, recém-eleita, com a chapa (DES) INTEGRANDO CAMINHOS ganhou mais um item no processo de demolição do PET: isolá-lo da SBPC. Já tinha isolado da ANPG e da UNE, quando não mais co-organizava ass Bienais da UNE ou os Salões de Pesquisa da ANPG.
Isolando é melhor para destruir!
Bovinamente, a assembléia votou e aprovou uma decisão que não teve uma discussão nas bases, sem nenhum processo democrático de debate.
O MEC sorriu ... ops... gargalhou com a vitória!
Isso demonstra ainda mais claramente à que veio essa CENAPET. Como microclone do PROIFES, está destruindo todo o movimento que permitiu o PET existir.
Com essa decisão, onde não houve um debate amplo e democrático nas bases, o PET caminha rapidamente para a prancha que quer a SESu.
Terceirizando para a CENAPET as decisões de desfiguração completa que a SESu ainda não teve a desfaçatez de executar, o Prorama caminha rapidamente para a dissolução, especialmente agora, isolado.
Dias de Vergonha!
Mas, dias de Ira!
Este é o marco zero da Resistência!

13 comentários:

Sarah disse...

Olha, poucas vezes vi coisa tão vergonhosa como este ENAPET. Realmente, parece que o que o governo nao conseguiu fazer para acabar com o PET, agora a CENAPET vai conseguir.
Revoltante.

Geisyane Franco disse...

Pra dizer que as bases para esta decisão não foram discutidas na Assembléia do ENA 2012 a pessoa só pode não ter estado lá! A importância histórica e política da vinculação com o EVENTO da SBPC foi amplamente apresentada e, de modo algum, negaram a sua importância. Quero ressaltar que a Assembléia aprovou apenas a desvinculação da ocorrência dos 2 eventos em cidade e datas concomitantes, e foi deixado bem claro que continuaremos a buscar apoio político da SBPC. São inúmeros e expressivos os motivos para esta desvinculação. Opiniões contrárias teriam sido bem mais proveitosas se tivessem sido representadas e defendidas na Assembléia. Por isso declaro meu repúdio à esta postagem do Pet Brasil.

Clayton disse...

Realmente foi muito feio o que vimos neste ENAPET. Faz tempo que não via algo tão vergonhoso. Estes que votaram ou que forma manipulados esquecem-se que a sociedade se constrói de forma plural. Sou petiano mas não desconectado de SBPC, UNE, ANPG e outras Sociedades e Associações. Quem votou na desvinculação não tem horizonte histórico e ajudou a colocar mais um preguinho no caixão do PET. Repito: vergonhoso vergonhoso

Clara disse...

Xiiii, assembleísmo inconsequente já vi de monte. Ainda bem para essa gestão incompetente que vibrou com a desvinculação e microscopização do ENAPET. Como diria meu avô, o PET subiu no telhado ....uahuahuahuahua

Lucas Martins disse...

Estava presente e também não entendo o que foi chamado de falta de democratização da assembléia! Todos tiveram oportunidade de expressar seu ponto de vista, sendo contrário ou a favor! A deliberação de desvinculação saiu do GT PADRONIZAÇÃO DE EVENTOS e poderia ser votado sim ou não. Mais de 90% da assembléia votou o sim (inclusive a foto mostra isso). A sua opinião da desvinculação ser ruim é uma opinião pessoal sua, não a confunda com falta de democracia. Falta de democracia, aliás, seria sua opinião ser acatada em contraste com quase a unanimidade da assembléia. Dizer que houve falta de democracia é, no mínimo, um discurso pobre.

Clayton disse...

Hummmm....esse Lucas será que é o mesmo da SESu? Para defender a microscopização do PET só pode ter trabalhado ativamente na manipulação e no assembleísmo: depois enche o peito em confundir DEMOCRACIA com democratismo: uma coisa é sensatez, outra coisa é estupidez! O PET vai mal. A CENAPET acabou! Agora só faltam os grupos narcisistas morrerem de fome, achando-se lindos na beira do lago da SESu . O MEC agradece!

Vanessa Silva disse...

Já falamos para nosso tutor que agora nosso foco será a SBPC, pois tem mais densidade acadêmica, mais oportunidades, palestras muito ricas. Um evento só do PET parece a coisa mais burra que alguém poderia pensar, mas o clima do ENA era muito ruim, muita manipulação, horrivel! Pena! Acabou-se uma era!

Agostinho Pereira disse...

Não sou partidário, nem defendo chapa alguma. No entanto, colocar toda a culpa da desvinculação na CENAPET e na Assembléia do XVII ENA parece coisa de covarde omissso, uma vez que antes da Assembléia houve um GT no qual se passou grande parte do tempo discutindo esse delicado ponto, além do espaço dado na própria assembléia. Se os que aqui estão criticando essa separação não defenderam suas ideias lá, no GT e na Assembléia, supõe-se que se omitiram. Dessa forma, os que aqui criticam a desvinculação são tão culpados por ela quanto aqueles em quem vocês colocam a culpa. Aqueles que dizem que um evento só do PET parece coisa burra, no mínimo, não conseguem enxergar a riqueza e relevância das coisas que são discutidas no ENA, mesmo que as decisões nã oagradem a todos. O simples fato de que todos tenham espaço para expressar suas opiniões e defender suas ideias já torna o ENA um evento com mais oportunidades que a SBPC, além de mais politizado. Embora os dois eventos tenham objetivos diferentes.

Lucas Martins disse...

Clayton, se você realmente leu o meu comentário, eu não defendi a vinculação ou a desvinculação, o que fiz foi mostrar o por que desta decisão ter sido tomada na assembléia, que foi a grande maioria dos votos. A assembléia geral têm sido o modo de tomada de decisões em ENAPETs.Caso não concorde com este modo (oq aliás, não tiro sua razão), pq não propõe outro modo no encontro nacional, afim de excluir o assembleísmo e a suposta manipulação? Se sua proposta for aprovada pela maioria, pode ter certeza que haverá a mudança. Houve um GT exclusivamente para PADRONIZAÇÃO DE ENCONTROS PET, que visava rever os modos que os encontros PET se estruturam em seus encontros.
E só para deixar claro, não trabalhei ativamente em manipulações ou no assembleísmo, isto é algo que você está colocando pelo fato de eu relatar oq ocorreu na assembléia, onde todos tiveram a oportunidade de expressar sua opinião e votar. Talvez você devesse expor suas opiniões nos encontros afim de melhorar o programa e não ficar acusando pessoas em blogs. Isso não vai fazer a sua opinião ser ouvida e muito menos contribuir para o engrandecimento do PET.

Sarah disse...

Já começaram os "soldados" da CENAMEC a discursar o rosário de quem entregou os pontos ... pena que "os pontos" é o Programa PET! Pena!

Alfredo disse...

O discurso destes dois defensores das grandes "ruas sem saídas" que a CENAPET colocou o Programa foram clonados diretamente das falas da chapa que acabou com a CENAPET. Mas, é isso aí: o que importa é passar um tempinho de bolsa no PET. Depois, haverá algum outro Programa com bolsa para migrar ...

Luiz Eduardo disse...

Geisyane,
durante muitos anos questionei criticamente essa idéia do Movimento PET parasitar a SBPC. Não posso portanto, agora, concordar com essa idéia de "continuaremos buscando apoio político da SBPC", que você aqui expressa. Por favor, avalie se isso não seria um caso de parasitismo egocentrado. Por que haveria a SBPC ou alguma outra entidade de prestar apoio para a CENAPET ? Por que você pensa que apoio político se dá em uma só mão de direção ? Algum dia as lideranças petianas acaso se deram ao respeito de imaginar se a SBPC também não precisa de apoio político do Movimento PET, naquilo que sejam objetivos comuns ? Quais são esses objetivos comuns, que dificuldades a SBPC acaso atravessa e como o Movimento PET deveria estar solidário e prestativo ? Me desculpe, Geisyane... mas isso aí é a cara do Movimento PET que venho criticando - pagando altíssimo preço em represálias - faz muitos anos. O PET RARAMENTE TEM SIDO UM SAUDÁVEL ESPAÇO PARA FORMAÇÃO POLÍTICA E CIDADÃ DE SEUS BOLSISTAS. E agora... piorou muito, degradou geral.

Luiz Eduardo disse...

Agostinho, meu caro, faz anos que repudio esse business de que os debates e as decisões devem ser tomadas apenas dentro dos ENAPETs. Isso não é democrático. Ali não há uma amostra representativa da comuunidade petiana. O que vocês decidem, hoje, como decidiam dez anos atrás e eu muito mais enfaticamente criticava, o que vocês lá decidem... vocês decidem em nome do ENAPET, da CENAPET, mas não de todos os petianos, não de todos os Tutores. A fração de Tutores que votou ali é simplemente ridícula. Inexpressiva. Ou não é ?
Nunca aceitei decisões de Assembléia nenhuma de ENAPET nenhum. E NÃO VOU JAMAIS FREQUENTAR ESSES AMBIENTES. Só o fato da Assembléia ser presidida pela Nilce já diz tudo. AQUELA ASSEMBLÉIA, ME DESCULPE, MAS O NÍVEL INTELECTUAL, MORAL E POLÍTICO DAQUILO... não merece adjetivação... Bem... não há nada de novo. As Assembléias da velha CENAPET foram um lixo. As da nova CENAPET são obscenas. ISSO É UMA VERGONHA PARA A UNIVERSIDADE BRASILEIRA. Vocês deveriam levar os pais, os irmãos, os vizinhos, os amigos... para que saibam os temas e os modos como vocês se comportam e trabalham. E DEPOIS PERGUNTAR PRA ELES... O QUE ELES ACHARAM ? Vamos deixar o público olhar, avaliar e votar ? Vamos mostrar ao contribuinte o que vocês lêem, fazem, falam e votam com o dinheiro que esse contribuinte dá pra vocês ? ISSO SIM SERÁ DEMOCRÁTICO. Aliás, democrático é escrever e assinar com nome verdadeiro. Vai encarar ? Ou vai seguir o tom da música das avaliações imundas que a SESu pratica ?