segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

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Deu no ZERO HORA de hoje:

MEC deve triplicar gastos com publicidadeA verba de comunicação e publicidade do Ministério da Educação (MEC) para 2009 é 55% maior do que a de 2008 e equivale a mais do triplo do valor gasto em 2007.
Foram reservados para o ano que vem R$ 28,7 milhões para as ações de comunicação social, que incluem publicidade e realização de eventos, contra R$ 18,5 milhões em 2008. O Ministério da Educação justifica o aumento pela necessidade de elevar a divulgação de ações do PAC da Educação, incluindo o Brasil Alfabetizado.
Mas o programa teve sua verba total reduzida pelo MEC em torno de 15%: de R$ 353,9 milhões este ano para R$ 306 milhões em 2009. E, com o corte de R$ 1 bilhão no orçamento do MEC, aprovado pelo Congresso, perdeu ainda mais R$ 6 milhões.
Originalmente, a proposta orçamentária encaminhada ao Congresso previa R$ 31,6 milhões para o marketing - 70% mais em relação a 2008 e quase quatro vezes mais que os R$ 7,9 milhões gastos em 2007.
Haddad pode estrear nas eleições de 2010Mas o corte de R$ 1 bilhão feito pelo relator do orçamento no Congresso, senador Delcídio Amaral (PT-MS), atingiu mais de 60 ações do MEC e também os recursos da publicidade, que perdeu R$ 2,8 milhões. O Ministério do Planejamento garante que a verba será realocada em janeiro.
O orçamento da União de 2009 destina R$ 40,5 bilhões ao MEC. O secretário executivo do ministério, José Henrique Paim Fernandes, defendeu os gastos em comunicação. Segundo ele, 29 mil escolas com baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) serão alvo de monitoramento direto. Paim Fernandes disse também que 2008 foi ano eleitoral, o que limita as despesas com publicidade.
Fortalecido no governo, o ministro Fernando Haddad é um nome petista para estrear nas eleições de 2010. Seus assessores garantem que o reforço na comunicação não tem o objetivo de dar visibilidade e ao ministro:- Não preciso nem responder. Claro que não - disse Paim.

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