domingo, 21 de dezembro de 2008

DIVULGAÇÃO: LANÇAMENTO DE LIVROS


O Prof. MARCOS CESAR DANHONI NEVES, lança, em Castro (PR), nessa segunda-feira próxima, o livro EVOLUÇÕES E REVOLUÇÕES: O MUNDO EM TRANSIÇÃO. Relança também, em 2a. edição, a obra MEMÓRIAS DO INVISÍVEL: Uma Reflexão sobre a História no Ensino de Física e a Ética da Ciência. Uma parcela da edição destes livros está sendo doada para escolas públicas do Paraná no âmbito do Projeto UNIVERSIDADE SEM FRONTEIRAS (USF).

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa!

É com atitudes assim que o PET e seus participantes podem contribuir verdadeiramente para a educação.

Anônimo disse...

Qual é a função desse blog? Imagino que seja estabelecer comunicação com a "comunidade PETiana".
Isso, o blog faz. Mas como faz?

Faz numa via de mão única, que dá quase nenhum retorno a quem escreve.
Esse modo de comunicação é fundamental, por ser informativo e objetivo.
Porém essa objetividade vem sendo prejudicada pelo tom pessoal que as postagens vêm assumindo; pelo tom do teor grande crítico, que vem sendo muito mais "voraz" que construtivo; pela postura mais pessoal que de representante.

Colocar a SESu claramente como "inimiga", e assim criticá-la por suas falhas (que claramente existem) pode ser uma estratégia que nos afaste ainda mais da Secretaria, e prejudique assim o programa, porque quem está na posição de poder sobre o programa (quem tem o dinheiro) não é a CENAPET.

O confronto claramente não é benéfico ao programa. Por que não o diálogo, a sugestão, a construção?
A inexistência disso não é só culpa da SESu, nem da CENAPET, nem dos tutores e bolsistas em geral.
Quem diz isso não sou eu isoladamente. Isso que aqui está dito foi levantado na lista de e-mails PET-BR, um outro espaço de comunicação, diferente. Mais plural e democrático em manifestações, que possibilita diálogo e construções de críticas e sugestões (como estas acima).
A participação amis efetiva da CENAPET na lista pode ser mais um instrumento de solucionarmos entraves impostos ao programa (problemas políticos, burocráticos etc.), além de possibilitar um diálogo mais efetivo entre representação e representados.
Parabéns pelo blog,
Bom final de ano!
Gustavo
PET-Geografia - UFF

Anônimo disse...

Qual a relação deste livro com o tema do blog? Aliás, a legislação do PET diz que a vinculação do autor dos trabalhos ao PET deve ser dita...

Anônimo disse...

Prezado Gustavo Cayres,

obrigado pela sua mensagem.
O Blog PETBRASIL faz hoje 5 meses de idade e teve quase 15 mil acessos.
Portanto, inequivocamente, como mostram nossos contadores, ele é acessado por todos os grupos do país (inclusive por egressos no exterior).
Você tem razão quando diz que há poucos comentários. Há duas hipóteses:i) a liguagem da blogosfera ainda , queira ou não, é nova e as pessoas ainda levarão um tempo para compreender que a caixa COMENTÁRIO é um espaço interativo; ii) a segunda hipótese, trata-se de uma constatação que analisamos em outras listas de discussão: as pessoas mais "observam" (lêem) que efetivamente escrevem. POrém, o importante é que o Blog hoje é um mecanismo necessário para o movimento PET.
Em relação ao diálogo com a SESu, sempre foi a intenção promovê-lo, porém, por uma série de contingências apontadas no post de ontem, a SESu retraiu-se, cooptou e vestiu o complexo de avestruz. Infelizmente, você deve ter notado, um movimento orquestrado de pessoas que nunca levantou nenhuma crítica contra problemas sérios na gestão do Programa, de repente, num único dia inundam uma lista de discussão para calar críticas. Para bom entendor, meia dúzia de pessoas com argumentos duvidosos, revelam tudo.
Resumindo: estamos sim dialogando com a SESu, conseguindo com a crítica construtiva itens importantes: revisão do estudo de egressos; pagamento de IES em atraso; possibiidade de pagamento de bolsas diretamente em conta; um pouco mais de cuidado com o processo avaliativo, etc.
Parece muito, mas esse é só o início.
Grande abraço e boa passagem de ano.

A REDAÇÃO

Anônimo disse...

Ao Anônimo das 18:49 (21/12) e das 15:29 (23/12),

prezados leitores, publicamos esses dois comentários em caráter excepcional, pois eles estão em desacordo com a netiqueta, uma vez que estão "anônimos".
O comentário das 15:29, vem do endereço Gustavo_cayres@hotmail.com enquanto o das 18:49 não foi possível a identificação via email associado do Blog PETBRASIL (petbrasil08@gmail.com).
Assim, é a última vez que aceitamos comentários anônimos.
Para entender a netiqueta, por favor, consultem:
http://www.icmc.usp.br/manuals/BigDummy/netiqueta.html

P.S. Respondendo à pergunta do Gustavo:
P: "Qual a relação deste livro com o tema do blog? Aliás, a legislação do PET diz que a vinculação do autor dos trabalhos ao PET deve ser dita..."

R: O Blog tem divulgado (e por isso o título DIVULGAÇÃO ...) frequentemente encontros e evetnos relacionados a petianos e tutores. Veja, p.ex., os eventos da UFV, Amapet, encontro no Ceará, etc.
Assim, a vinculação é com a informação.


A REDAÇÃO