segunda-feira, 25 de maio de 2009

10 MESES!



A gestão da CENAPET "O PET QUE QUEREMOS" informa o décimo mês de aniversário da criação do Blog PETBRASIL. Vida longa ao Blog e aos esforços de toda comunidade petiana em lutar por uma gestão responsável do PET na SESu e contra cooptações explícitas e implícitas que tentam e tentarão calar a instância máxima de representação dessa luta histórica.

Parabéns a todos!

9 comentários:

Anônimo disse...

Parabenizo a todos que fazem deste blog um realidade.
Agora, gostaria que me fosse esclarecida uma dúvida em relação a verba e compra de passagens de avião. No ECONPET 2009, em MS, o Prof. Dr. Edson Norberto Cáceres disse em Conferência que o dinheiro poderia ser utilizado para comprar as passagens de avião, haja vista, que pertencia ao MEC e não a IES. O que faltou ser dito é quando chegará esse dinheiro nas Instituições. Estamos a menos de dois meses do ENAPET e algumas instituições não tem esse benefício.

Bruno Cayres
PET-Mecânica/UFPA

José Vitor (Petbio/UFRPE) disse...

Oi! Vcs poderiam explicar melhor tais cooptações explícitas e implícitas???

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Prezado Bruno,

falta da SESu um melhor esclarecimento dessa situação, em forma de ofício. Em convers informalcom a CENAPET e com tutores durante o ECONPET, o Prof. Cáceres disse que as regras seriam aquelas válidas para o CNPq.
Porém, é necessária a expedição de um documento oficial explanando a situação.

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Prezado José Vítor,

ao longo dos últimos quatro anos assistimos à intransigência do MEC em aceitar sugestões para a construção e uma gestão mais participativa e responsável do PET na SESu. Com uma visão personalista, a gestão foi conduzida ao desastre que hoje assistimos: atraso de bolsas e taxas, avaliação equivocada e atrasada, não convocação da reunião do Conselho Superior do Programa, desrespeito à interlocução com o Congresso Nacional, desestímulo à interdisciplinaridade, expansão pífia, etc.
As cooptações o longo dessa tortuosa trajetória se deram de inúmeras formas, desde o desestímulo governamental à participação em eventos regionais e nacional (propalado pela dirigente do MEC-SESu em reunião com jovens tutores em Tocantins há dois anos), até a contratação sem licitação de empresa para gerir um estudo pela qual não tinha competência, além, do emprego sistemático de compor comissões com ímpares e pessoas que têm um conhecimento periférico do Programa ou mesmo de calar toda crítica, "construindo" uma "parceria-amiga", sucumbindo o PET a um arremedo de Programa, tentacular de políticas equivocadas do MEC ou mesmo interessadas no contingenciamento dele.

Unknown disse...

Então, haveria alguma forma de cobrar esse documento da SESu, pois a viagem a Manaus está próxima e pode ser comprometida pela ausência desse documento.

Agradeço-lhe desde já.

Bruno Cayres
PET-Mecânica/UFPA

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Prezado Bruno,

A Redação do Blog PETBRASIL agradece sua mensagem.
Devido ao período de luto da presidência, o envio do documento ocorrerá até a próxima sexta-feira, com cópia para o Congresso Nacional.

Unknown disse...

Compreendo e agradeço o empenho.

Meus sentimentos a Presidência

Bruno Cayres
PET-Mecânica/UFPA

José Vitor (Petbio-UFRPE) disse...

Acho esquisita a forma como a Cenapet vem se pronunciando no Blog. As críticas existem e devem ser feitas...mas sem evasivas. Quem é a "parceria amiga"? De qual empresa "ïncompetente" estão falando? A última avaliação tb foi realizada por "pares" e não somente "ímpares" (e tb foi criticada neste Blog). Solicito ainda que os autores dos textos escritos membros da cenapet se identifiquem. Sabem como é...é uma questão de netqueta. Cordialmente!

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Prezado José Vitor,

procuramos esclarecer tudo pelo que lutamos e acreditamos. Toda a política da CENAPET se constrói sobre o conjunto das grandes discussões nos eventos regionais e nacional, além dos objetivos traçados na plataforma da chapa O PET QUE QUEREMOS eleita democraticamente no ENAPET de Campinas pela comunidade petiana.
Este Blog e toda a estrutura da CENAPET está referenciada desde o início de sua criação (veja as várias postaagens clicando em "postagens antigas").
Sobre a questao dos "pares", a avaliação que foi realizada foi a do "Planeejamento Anual" e não a dos Relatórios de Atividades. Além de tudo, a própria SESu reconheceu que o processo atual não funciona, como vem apontando este Blog e a gestão anterior e a atual da CENAPET.
Sobre a empresa que fez o estudo, isto está referenciado em inúmeros posts deste Blog e trata-se de uma empresa Jr. contratada sem licitação, sem histórico e com orçamento estourado em 5 X mais (isso e' dinheiro público)!
Sobre os autores do Blog, a coletividade da chapa contribui de forma socializada. É a netqueta em ação.
Sobre o adjetivo "esquisito", ele fica melhor empregado naqueles e naquelas ações que nunca criticaram a SESu em sua inenarrável trajetória em "errar" sistematicamente com o PET e cooptar.
O Blog PETBRASIL agradece a sua mensagem.