sábado, 16 de maio de 2009

RETRATOS DE UM ENCONTRO: ECONPET (no words just memories ...)






















Um comentário:

Unknown disse...

Foi Especial

Estive diretamente envolvido com a organização do VII ECONPET, e hoje, com o término do evento, após uma merecida tarde de descanso, parei para fazer um exercício de reflexão, procurando sintetizar mentalmente o que foi o ECONPET 2009. O resultado dessa síntese é o que inspira este texto.

O VII ECONPET contou com mini cursos, momento cultural, conferência de abertura, reuniões, atividades de integração, confraternização, palestras, grupos de discussão, mesa redonda, apresentação de trabalhos científicos, festa, e, por fim, assembléia geral. Tudo isso, “como manda o figurino”, foi oferecido aos participantes.

Bom, mas não é disso que eu quero falar, não são as coisas que foram feitas “como manda o figurino” que merecem o maior destaque, o que realmente marcou nesse ECONPET recém finalizado foi o que ele teve de único, de especial. Assim sendo, é disso que quero escrever, do especial.

Foi especial ver a disposição das pessoas que vieram de longe, aqueles que, apesar do atraso das bolsas, se fizeram presentes no evento.

Foi especial contar com a presença dos poucos petianos de Brasília, alunos que aceitaram os “puxões de orelha”, reconhecendo que os Grupos PET da capital federal precisam fazer parte da integração e sinergia que, em eventos como o ECONPET e ENAPET, pretendemos desenvolver.

Foi especial ouvir a palestra, ou melhor, o testemunho de vida do Sr. José Alcino Alano. Testemunho de um de um homem que assumiu a missão de usar sua capacidade criativa em prol da preservação ambiental e da geração de qualidade de vida para pessoas fisicamente debilitadas. Uma lição de vida dada por um senhor humilde que, ao iniciar sua fala, pediu desculpas pelos erros cometidos por sua geração, pela degradação gerada pelo consumo das pessoas de seu tempo.

Foi especial ser contagiado pala alegria da Sra. Liane Castrillon, uma pessoa que ama a vida e que quer que os outros amem viver também, uma mulher que fala com propriedade sobre motivação e metas, e que mostra o valor das pessoas, um valor maior do que aquele por elas mesmas imaginado.

Foi especial sentir o apoio da CENAPET e ver que, no âmbito nacional, temos pessoas altamente competentes lutando por nossos interesses. Essas pessoas foram, no VII ECONPET, representadas pelo presidente da Comissão Nacional, Prof. Cesar Danhoni Neves, pelo vice-presidente, Prof. Carlos Augusto Cordeiro Costa, e pelo representante discente nacional, acadêmico Daniel Mallmann Vallerius.

Foi especial contar com a presença do representante de SESu, Prof. Edson Norberto Cáceres, que prestou esclarecimentos, respondeu todos os questionamentos, aceitou críticas e reconheceu erros.

Para finalizar, fica aqui o meu muito obrigado a todos que fizeram com que o ECONPET 2009, sediado na UFMS, fosse especial. Deixo também os meus parabéns à equipe organizadora: Profª. Márcia Rizzo (coordenação geral), Comissão de Informática (PET Computação), Comissão de Divulgação e Relações Públicas (PET Farmácia), Comissão de Secretaria (PET Educação Física), Comissão de Alojamento e Alimentação (PET Química), Comissão de Transporte (PET Física), Comissão Científica (PET Geografia, Sonia / PET Enfermagem / PET Agronomia UFGD / PET Zootecnia UFGD / PET Geografia UFGD), Comissão de Programação do Evento (PET Engenharia Elétrica), Comissão de Patrocínio (PET Computação – apoio PET Física).

Em destaque, já que eu sou do PET Engenharia Elétrica e o texto é meu, quero deixar meu agradecimento e meus parabéns aos petianos do meu grupo. São eles: Alexandre Poltronieri, Bruno Rafael Dreher, Douglas Buytendorp Bizarro, Eizo Yabusame Matsumoto, Elvey Tessaro Andrade, Fábio Henrique Pinheiro Silva, Gustavo dos Santos Pires, Israel Gregory O. de Farias, Leonardo Ataide Carniato, Lougan Eliakim Santos de Queiroz, Pedro Eugênio M. J. Ribeiro, Romulo Lima de Barros e Wellington Marques de Souza.

Israel Gregory – PET Engenharia Elétrica UFMS