segunda-feira, 31 de maio de 2010
SESu CONFIRMA PRESENÇA NO ECONPET
domingo, 30 de maio de 2010
PRESIDENTE DA CENAPET NO ENEPET 2010
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA REABRE NEGOCIAÇÕES COM FNDE

sexta-feira, 28 de maio de 2010
NOTÍCIAS DE BRASÍLIA
NOTÍCIAS DA GREVE DO FNDE

quinta-feira, 27 de maio de 2010
quarta-feira, 26 de maio de 2010
THE CODEX ...!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010
DIRETORIA DA CENAPET EM BRASÍLIA
A GREVE CONTINUA ?!?
FNDE/INEP: Setores têm reunião com Planejamento
A SRH/MPlanejamento agendou para a terça-feira, dia 25.05, às 15h, a reunião de negociação conjunta com os servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esta mesma reunião foi remarcada três vezes na semana passada. Agendada para 20.05, a reunião já havia sido transferida do dia 18.05 para o dia 19.05. A expectativa dos servidores é que as remarcações levem à apresentação de uma proposta efetiva aos setores.
segunda-feira, 24 de maio de 2010
A VERDADE SOBRE AS BOLSAS
Fonte: JC e-mail 4015, de 21 de Maio de 2010 (SBPC).
CNPq atingirá marca de 90 mil bolsas de pesquisa
Informação é do presidente do órgão, Carlos Alberto Aragão, que abriu a solenidade de comemoração dos 59 anos da instituição, na terça-feira, dia 18
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) chegará ao fim de 2010 com a marca de 90 mil bolsas de pesquisa. "As bolsas de produtividade em pesquisa vão chegar a 14 mil até o fim do ano, as de mestrado e doutorado a mais de 20 mil, e as de iniciação científica e tecnológica a 43 mil", resumiu Aragão, na solenidade de comemoração dos 59 anos da instituição.
Assim como as várias modalidades de bolsas oferecidas, o presidente do CNPq destacou os programas de cooperação internacional. "São vários convênios e parcerias para intercâmbio científico e tecnológico, especialmente com países da África, Europa e América Latina, além de organismos internacionais", disse Aragão.
Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o país tem uma política consistente em muitos aspectos, em especial na formação de recursos humanos. "As agências federais e estaduais têm colocado essa questão como prioridade. Hoje formam-se em um ano 12 mil doutores, 40 mil mestres e estamos agora produzindo 2,6% da ciência mundial".
sábado, 22 de maio de 2010
NOTICIAS SOBRE O PET NA SESu: COPO MEIO CHEIO, COPO MEIO VAZIO

sexta-feira, 21 de maio de 2010
PRESIDENTE DA CENAPET EM NATAL-RN


Entre os vários assuntos tratados: organização do ENAPET, financiamento do evento, informes sobre as questões envolvendo FORGRAD, CONSELHO SUPERIOR do PET, reajuste de bolsas, política da SESu para expansão do Programa, PET’s genéricos (Saúde, institucionais, indígena, conexão-saberes), etc.
quinta-feira, 20 de maio de 2010
FNDE EM GREVE

Os dois órgãos são autarquias do MEC. O Inep é responsável pelas avaliações educacionais como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Segundo o MEC, a paralisação dos funcionários não irá alterar o calendário das provas, previstas para novembro.
Segundo Alessandro Borges, do comando de greve do Inep, existe hoje no órgão “duas carreiras de nível superior que desenvolvem um trabalho igual, mas recebem tratamento salarial diferente”. Os funcionário também querem melhorias no vencimento inicial dos concursados de nível médio.
Já o FNDE responde pela transferência de recursos para municípios por meio de programas como o da merenda e do transporte escolar. Também organiza a distribuição de livros didáticos para todos alunos da rede pública.
O MEC disse que não irá se pronunciar sobre o assunto porque as negociações estão sendo feitas com o Ministério do Planejamento.
terça-feira, 18 de maio de 2010
INFORME SESu ...
segunda-feira, 17 de maio de 2010
MEMÓRIAS III ...

domingo, 16 de maio de 2010
MEMÓRIAS II ...

Tutores do Programa Especial de Treinamento (PET) e I Encontro de Bolsistas PET por áreas de conhecimento estiveram reunidos ontem, 15, na assembléia geral do II Encontro Nacional de Tutores do PET (Enapet). Além da troca de experiências entre professores e universitários, o encontro foi oportuno para a eleição da nova diretoria da Comissão Executiva Nacional do programa. Há dois anos no cargo, o professor Augusto Dante, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS), continuará presidindo a comissão.
Cerca de 700 pessoas, dentre alunos e professores, participaram da assembléia, que foi realizada no teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, onde ocorre a 55a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A professora Izaura Kuwabara, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), proferiu a palestra O PET e a Universidade XXI. Os organizadores do encontro escolheram o tema com o objetivo de discutir os conceitos da universidade que se almeja para o futuro. “É uma forma de mostrarmos para o público a própria colocação do governo no sentido de dinamizar a universidade”, esclareceu Barone.
Logo no primeiro painel, foram destacadas várias questões sobre o PET, principalmente como realizar a universidade do futuro aliando ensino, pesquisa e extensão na formação da cidadania. “Discutimos vários pontos para a melhoria do programa e a assembléia é o momento máximo do evento”, finalizou Barone.
A organização do encontro também passou a lançar, na reunião da SBPC, o boletim diário Info-PET. Nele consta uma declaração do ministro Cristovam Buarque, que foi tutor de economia do grupo PET da Universidade de Brasília (UnB), ressaltando que o programa seleciona os melhores alunos e que ele é o instrumento ideal para a educação do futuro.
MEMÓRIAS ...

(Vice-Presidente – CENAPET)
COMUNIDADE PETIANA EM LUTO
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL-PET: FORMAÇÃO AMPLA NA GRADUAÇÃO, pode ser consultada na página web:
sexta-feira, 14 de maio de 2010
quarta-feira, 12 de maio de 2010
DOCUMENTO PROTOCOLADO
PRESIDENTE DA CENAPET EM BRASÍLIA PROTOCOLA OFÍCIO NO MEC-SESu
Brasília, 12 de maio de 2010.
Ilmo.Sr.
MURILO CAMARGO
Reponsável pelo
PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL-PET
DIFES – SESu-MEC
Prezado Sr.,
Diante da não convocação do CONSELHO SUPERIOR DO PET, como estabelece a Portaria que reinstituiu o Programa no MEC, vimos por meio do presente:
i) pedir a URGENTE convocação do CONSELHO SUPERIOR;
ii) aplicar imediato reajuste para os alunos bolsistas, uma vez que o Prof. Edson Cáceres garantiu em todos os eventos tópicos do PET em que ele esteve presente que, em caso de reajuste do CNPq, haveria a conseqüente readequação de valores da bolsa PET;
iii) reajuste geral;
iv) discutir as recentes notícias da relação SESu-FORGRAD;
v) avaliar o atual panorama do Programa e uma expansão mais vigorosa;
vi) discutir o processo de avaliação e atender à reivindicação já expressa ao coordenador anterior da construção de um evento nacional de avaliação.
vii) Atraso de bolsas e repasses de verba de custeio.
A discussão destas questões é vital para o fortalecimento do Programa de Educação Tutorial e para que o MEC reestabeleça um diálogo com a comunidade petiana que lutou para que o PET atingisse o patamar em que se encontra.
Sem mais para o momento, agradecemos desde já a atenção dispensada e ficamos no aguardo de uma comunicação na maior brevidade possível.
Prof. Dr. MARCOS CESAR DANHONI NEVES
Presidente da CENAPET
terça-feira, 11 de maio de 2010
SESSÃO BRONCA: MANDA LÁ, DOUGLAS!
segunda-feira, 10 de maio de 2010
DA PARALISIA DO REAJUSTE DAS BOLSAS PET

domingo, 9 de maio de 2010
40 ANOS DEPOIS ...
Último álbum dos Beatles completa 40 anos
Sábado que vem "Let it be", o álbum que colocou um ponto final na trajetória dos Beatles, completa 40 anos.
Em 1966 a banda tomou a decisão de deixar os palcos para se concentrar em seu trabalho de estúdio.
No entanto, dois anos depois, e após a tortuosa gravação do disco conhecido como "O Álbum Branco", Paul McCartney começou a gestar um projeto, inicialmente chamado "Get Back", que pretendia levar a banda de volta às suas origens.
A ideia de McCartney consistia na preparação de novas músicas que pudessem ser apresentadas ao público no palco, ao vivo, além da filmagem de todo o trabalho para um filme.
Os Beatles iniciaram a gravação, mas os problemas que tinham dificultado o trabalho durante a gravação de "O Álbum Branco", não demoraram a ressurgir.
A presença do casal John Lennon e Yoko Ono no estúdio de gravação, a morte do agente do grupo, Brian Epstein, que deixou os Beatles sem representação nem liderança, e o individualismo cada vez maior de todos os membros da banda fizeram da gravação de "Get Back" uma "experiência desagradável", como descreveu o produtor George Martin.
Lennon e McCartney tinham perdido o interesse de compor juntos e o ambiente estava tão carregado que Harrison abandonou a banda durante dez dias.
Apenas a presença do tecladista Billy Preston, que se uniu à gravação de algumas músicas, conseguiu acalmar os ânimos durante um tempo.
No entanto, no filme resultante da filmagem das sessões ficava claro que McCartney, Lennon, Harrison e Starr já não funcionavam como banda.
O projeto foi abandonado temporariamente pela gravação de "Abbey Road" e só foi retomando no começo de 1970 pelo produtor americano Phil Spector, conhecido por seu característico muro de som.
Após analisar outros cenários como um barco no Tâmisa e o deserto de Túnis, os Beatles fizeram um show, o último de sua carreira como conjunto, no terraço do edifício da Apple Corps no número 3 de Savile Row, a rua dos alfaiates sob medida de Londres, para apresentar "Let it be".
No estúdio, Spector acrescentou o show ao material gravado e fundos de orquestras e coros. O disco resultante, o único não produzido por George Martin, não agradou McCartney, que tinha concebido o projeto como um álbum com som ao vivo.
Em 2003, McCartney lançou "Let it be...Naked", uma reedição com sua própria versão do material original.
O projeto, pensado como "Get Back", uma volta ao rock'n'roll e aos shows que tinham caracterizado a banda no seu início, terminou como "Let it Be" e com a separação dos garotos de Liverpool.
McCartney tinha decidido deixar a banda no dia 10 de abril de 1970, uma semana antes do lançamento de seu primeiro trabalho solo, e anunciou a dissolução do grupo em uma entrevista na qual descartava voltar a trabalhar com Lennon.
Ele não só transgrediu o pedido de seus companheiros de atrasar o lançamento de seu novo disco, muito próximo ao lançamento de "Let it be", como se antecipou a Lennon, que seis meses antes já tinha comentado sua intenção de deixar os Beatles, mas que não a tornou pública porque estava esperando para solucionar alguns problemas de representação.
"Sempre estava buscando uma desculpa para deixar os Beatles, mas não tinha coragem para fazer isso. A semente estava plantada desde que deixamos os palcos, mas me assustava a ideia de abandonar o palácio", reconheceria Lennon dez anos depois.
"Let it be" conseguiu ser o número um na lista americana Billboard durante três semanas e a banda sonora do filme levou um Oscar.
No entanto, a crítica não acompanhou o álbum de despedida dos Beatles, que o crítico da revista "New Musical Express", Alan Smith, definiu como "um epitáfio encardido, uma lápide de cartolina, um final triste e mesquinho para um grupo que mudou a música pop".
sábado, 8 de maio de 2010
O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DA SESu
quarta-feira, 5 de maio de 2010
UMA BREVE DESPEDIDA

terça-feira, 4 de maio de 2010
AVISO ECONPET!
Está disponível a pagina do VIII Encontro Centro Oeste Norte dos GruposPET , que será realizado no período de 04 a 06 de junho de 2010 na cidadede Belém -PA.
Acesse:
http://www.ufra.edu.br/econpet2010
sábado, 1 de maio de 2010
SESSÃO BRONCA: MANDA AÍ, JOSIMAR!
