domingo, 16 de maio de 2010

MEMÓRIAS II ...



Da assessoria de comunicação do MEC (sobre a palestra da Profa. Izaura, falecida anteontem aos 61 anos de idade):

Tutores e bolsistas discutem rumos do PET
Tutores do Programa Especial de Treinamento (PET) e I Encontro de Bolsistas PET por áreas de conhecimento estiveram reunidos ontem, 15, na assembléia geral do II Encontro Nacional de Tutores do PET (Enapet). Além da troca de experiências entre professores e universitários, o encontro foi oportuno para a eleição da nova diretoria da Comissão Executiva Nacional do programa. Há dois anos no cargo, o professor Augusto Dante, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (URGS), continuará presidindo a comissão.
Cerca de 700 pessoas, dentre alunos e professores, participaram da assembléia, que foi realizada no teatro do Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, onde ocorre a 55a Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A professora Izaura Kuwabara, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), proferiu a palestra O PET e a Universidade XXI. Os organizadores do encontro escolheram o tema com o objetivo de discutir os conceitos da universidade que se almeja para o futuro. “É uma forma de mostrarmos para o público a própria colocação do governo no sentido de dinamizar a universidade”, esclareceu Barone.
Logo no primeiro painel, foram destacadas várias questões sobre o PET, principalmente como realizar a universidade do futuro aliando ensino, pesquisa e extensão na formação da cidadania. “Discutimos vários pontos para a melhoria do programa e a assembléia é o momento máximo do evento”, finalizou Barone.
A organização do encontro também passou a lançar, na reunião da SBPC, o boletim diário Info-PET. Nele consta uma declaração do ministro Cristovam Buarque, que foi tutor de economia do grupo PET da Universidade de Brasília (UnB), ressaltando que o programa seleciona os melhores alunos e que ele é o instrumento ideal para a educação do futuro.


Nenhum comentário: