segunda-feira, 24 de maio de 2010

A VERDADE SOBRE AS BOLSAS


Pela notícia abaixo vemos como o MEC manteve o PET num micromundo sufocante. Enquanto o CNPq distribui 14 mil bolsas de produtividade para docentes-pesquisadores, 20 mil de mestrado e doutorado, 43 mil de IC, mais de 5 mil do PET genérico (com sigla abusiva) da SAÚDE, além de milhares de bolsas de EAD, PIBID, PROEXT, etc., o PET continuou com uma dimensão tão minúscula que o faz ficar no ponto de partida de 30 anos atrás.

Com a medida abusiva de lançar mais PETs genéricos e a cooptação do FORGRAD, nosso PET, o original corre o risco de ser engolido por todos estes programas efêmeros criados pelo MEC.

Vamos à luta!!!!


NOTÍCIA


Fonte: JC e-mail 4015, de 21 de Maio de 2010 (SBPC).

CNPq atingirá marca de 90 mil bolsas de pesquisa

Informação é do presidente do órgão, Carlos Alberto Aragão, que abriu a solenidade de comemoração dos 59 anos da instituição, na terça-feira, dia 18
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) chegará ao fim de 2010 com a marca de 90 mil bolsas de pesquisa. "As bolsas de produtividade em pesquisa vão chegar a 14 mil até o fim do ano, as de mestrado e doutorado a mais de 20 mil, e as de iniciação científica e tecnológica a 43 mil", resumiu Aragão, na solenidade de comemoração dos 59 anos da instituição.

Assim como as várias modalidades de bolsas oferecidas, o presidente do CNPq destacou os programas de cooperação internacional. "São vários convênios e parcerias para intercâmbio científico e tecnológico, especialmente com países da África, Europa e América Latina, além de organismos internacionais", disse Aragão.

Para o ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o país tem uma política consistente em muitos aspectos, em especial na formação de recursos humanos. "As agências federais e estaduais têm colocado essa questão como prioridade. Hoje formam-se em um ano 12 mil doutores, 40 mil mestres e estamos agora produzindo 2,6% da ciência mundial".

Nenhum comentário: