sexta-feira, 4 de junho de 2010

FATOS E FOTOS DO XIII SULPET: SESu ABRE MEIO PACOTE...



Ontem foi a abertura do XIII SULPET, na Casa do Gaúcho em Porto Alegre. Na mesa redonda estavam os Profs. Marcos Cesar Danhoni Neves, presidente da CENAPET, Felipe Muller, reitor da UFSM e Murillo Camargo, coordenador de relações estudantis do MEC/SESu.

O Prof. Felipe Muller relembrou sua atuação como tutor, especialmente há 13 anos atrás quando o SULPET foi criado, exatamente no ano em que tentaram extinguir o Programa.

O Prof. Murillo Camargo deu as boas vindas ao público e anunciou que uma série de mudanças estão preparadas para serem anunciadas em breve. Entre elas: a criação de grupos de PET-INDÍGENA e CONEXÃO SABERES e de mais grupos de PETs-ORIGINAIS (em torno de 150 novos grupos); o reajuste (com retroatividade a março) das bolsas alunos e tutores.

O Prof. Marcos Danhoni saudou toda comunidade petiana e relembrou os 13 anos de luta pela não extinção do PET, a atuação da CENAPET nos dois anos de gestão, as vitórias dos últimos anos e os desafios que estão no horizonte do PET.

O presidente da CENAPET inquiriu o representante da SESu sobre as mudanças preparadas sem a reunião do Conselho Superior, que não é convocado há cerca de dois anos. Inquiriu ainda sobre a proliferação de siglas PET para Programas que nada guardam em semelhança ao PET original. A inquirição mais incisiva foi sobre o golpe que a SESu prepara para aplicar na tutoria: rotatividade de tutores no ciclo 2 + 2, ou seja, o tutor ficará na tutoria por dois anos e, se bem avaliado, terá sua tutoria renovada por somente mais dois anos.

O presidente da CENAPET salientou que golpe semelhante foi tentado há cerca de 5 anos quando da publicação da Portaria 3385, quando se estabeleceu uma rotatividade 3 + 3. Tal ato de força foi revogado um ano depois após intenso trabalho da CENAPET na Câmara e Senado Federal, e corrigido pelo Ministro Fernando Haddad em Portaria suplementar.

O Prof. Murillo, diante das inquirições, esquivou-se das questões postas e disse que estava ali "para ouvir", porém, em seu discurso ficou claro que uma nova Portaria da SESu está pronta para ser publicada no Diário Oficial.

Sobre o atraso de bolsas disse que nada podia fazer devido à greve do FNDE.

A luta continua !!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Atrasos da bolsa devido a greve !!!

Como explicar o recebimento de outras bolsas do FNDE mesmo estando em greve????

Conversa pra boi dormir !!!!!

o PET nao é prioridade para o FNDE e pra eles tanto faz se recebemos ou nao !!!!!

Pet Geografia - UFMS

Cleize disse...

Concordo com o colega do pet geografia e acrescento, se não somos prioridade para eles, como vamos mostrar credibilidade aos alunos que querem entrar no programa?
estamos nos tornando um programinha qualquer!!!
pior, com atraso de bolsas!!!
hoje não é mais vantagem dizer: Eu sou do PET!
Tá quase virando chacota...
PET-PESCA

Anônimo disse...

Eles não tem nenhuma previsão para o pagamento das bolsas?