quarta-feira, 12 de maio de 2010

DOCUMENTO PROTOCOLADO


O presidente da CENAPET, Prof. Marcos Cesar Danhoni Neves, protocolou hoje no MEC ofício pedindo a reunião do CONSELHO SUPERIOR do PET, o reajuste das bolsas entre outros itens que constam no blog anterior (abaixo).

Na foto, a página de rosto do documento.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, veja o que sai no Observatório da Universidade. Achei legal.

quarta-feira, abril 14 2010 - 07:24
Programa de Educação Tutorial (PET)

O Pequeno Gigante

Luis Paulo Vieira Braga

As origens do PET remontam a 1979 quando foi criado o Programa Especial de Treinamento pela CAPES. Os objetivos do Programa eram: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas. Em 1999 a gestão do PET foi transferida para a Secretaria de educação Superior (SESU), ficando sob a responsabilidade do Departamento de Projetos Especiais de Modernização e Qualificação do Ensino Superior – DEPEM. Em 2004 a denominação passou a ser Programa de Educação Tutorial, e a sua regulamentação foi feita no ano seguinte. Em 2008 o Programa contava com 4.274 bolsistas e 400 tutores por todo o Brasil. Na maioria dos casos os grupos de tutoria são sediados em Universidades Federais, mas também há grupos em Universidades Estaduais (a USP tinha 19 grupos naquele ano), Privadas e Municipais.

Mas o que é o PET? Em que se distingue de um Programa de Iniciação Científica? São objetivos deste Programa: a melhoria do ensino de graduação, a formação acadêmica ampla do aluno, a interdisciplinaridade, a atuação coletiva e o planejamento e a execução, em grupos sob tutoria, de um programa diversificado de atividades acadêmicas. O PET é um programa de longo prazo que visa realizar, dentro da universidade brasileira, o modelo da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Assim, além de um incentivo à melhoria da graduação, o PET pretende estimular a criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e bases da Educação.

A vitalidade do Programa pode ser avaliada no X Sudeste PET e no I Congresso de Educação Tutorial realizados na UFRJ de 1 a 4 de Abril. Com cerca de mil participantes, dentre estudantes, tutores e convidados, diversas atividades foram conduzidas tais como debates, workshops e palestras. Os quase três milhões de alunos de graduação de universidades (sem contar as demais instituições de ensino superior) necessitam de programas dessa natureza para baixar a evasão e a retenção que se observa nas universidades públicas e privadas.