terça-feira, 11 de maio de 2010

SESSÃO BRONCA: MANDA LÁ, DOUGLAS!


"O problema quanto a bolsa é que tem bolsistas que nem querem discutir essa questão, imagem então lutar por ela... São assuntos que nem são discutidos nos espaços destinados a isso. É um absurdo saber que nos anos a bolsa do pet era metade da bolsa do mestrado, ou seja, cerca de R$ 240, hoje a bolsa é 1/4 da bolsa do mestrado. Reajuste só lá, aqui não."

Douglas

3 comentários:

Anônimo disse...

Ainda bem que temos este blog Douglas, imagina sem ele, seria ainda bem pior. A questão é: pobreza mesmo, se tenho uma bolsa no valor atual nem convem citar valor) imagina sem ela. Então é isso uma "esmola" para sobreviver.

Yuri Chagas Lopes disse...

Enquanto bolsista do PET, até concordo com a reclamação sobre a falta de proatividade da comunidade petiana em relação ao aumento das bolsas (se essa realmente for uma "necessidade" real para aprimorar as atividades, frente a diversas outras maneiras --menos onerosas ao sobrecarregado sistema de contas públicas -- de incentivar os petianos e tutores).

Agora, outra questão é fazer uma comparação desnecessária e sem nenhum valor explicativo com a bolsa de mestrado, a qual teve seu valor reajustado ao longo do tempo por não conseguir cumprir com os obejtivos pelos quais havia sido instituída. Além do que, é meio óbvia a diferença em produtividade (marginal) dos investimentos em educação para custeio de mestrandos(alta) e custeio de petianos (não tão alta quanto), logo, se sua comparação tiver algum fundamento, o governo está sendo simplesmente "racional" e coinstruindo sua cadeia de incentivos em torno da necessidade empírica constatada de ampliar o acesso à pós-graduação.

LuaNNa disse...

Bom, acredito que todos estao corretos cada um a seu modo. Não podemos descartar nenhuma das questoes levanadas.

É óbvio que a pós-graduação precisa de muito investimento. É preciso aumentar o acesso a ela? Sim!
Mas não podemos olhar só de um angulo. É preciso investir na base também! Salvo as exceções, é muito dificil ter um bom mestrando se não for um bom graduando. E olhar só pelo ponto do esforço pessoal é mais uma vez olhar a situação de só um angulo. Temos que entender as limitações que cada pessoa passa e é pra isso que servem as bolsas. Não para "incentivar" produção, porque isso sim aredito que é questao de vontade, mas para manter as pessoas na universidade pesquisando, estdando, produzindo pois muitas não tem como simplesmente estudar..precisam trabahare isso cai a produtividade. Então, bolsas são necessarias sim. Aumento também. Não estou falando de aumentos absurdos mais "racionais".
E sem dúvidas o "sobrecarregado sistema de contas públicas", está longe de ter como causa a Educação no nosso País.

Luanna
PET-Mecânica
UFPA