sexta-feira, 10 de outubro de 2008

AINDA SOBRE A SESU ...



Para quem tinha esperança numa gestão moderna da SESu, acaba de receber mais uma má notícia: o pagamento direto a alunos bolsistas e tutores, direto em conta-corrente (como ocorre com bolsas PIBIC e Produtividade do CNPq) não será implementada em 2009, ao menos para as IES estaduais e confessionais (falta confirmar para as federais).

Essa possibilidade "concreta" de pagamento havia sido propalada em todos os eventos regionais do PET pelo Prof. Edson Cáceres da SESu. No entanto, a realidade está falando mais alto e problemas sempre apontados pela CENAPET continuam a se repetir naquela Secretaria (mas as soluções que propomos continuam sendo não escutadas pela SESu - que prefere a cooptação ao divisar concreto de uma gestão eficaz do Programa).

Assim, além de problemas com
i) atrasos de pagamentos de bolsas;
ii) atraso de pagamento das taxas acadêmcias;
iii) expansão pífia do Programa;
iv) licenciosidade com o uso da sigla do Programa em outros programas que, em nada, lembram o PET;
v) estudo de egressos terceirizado (e calcado em empresa Jr. sem experiência em avaliação e aprovada sem processo licitatório);
vi) estudo de egressos com amostra inferior à esperada;
vii) processo avaliativo decadente e não claro;
viii) perda de documentos anexos dos relatórios anuais e planejamentos anuais ...,
é preciso, pois, somar mais essa "impossibilidade" da atual gestão que acaba de ter seu responsável demitido pelo Ministro Fernando Haddad [Assim aconteceu com os Secretários Abílio Baeta Neves e Antonio McDowell de Oliveira, que exararam ofícios de EXTINÇÃO do PET entre os anos de 1998 e 1999!].

Basta de trapalhadas e patacoadas. É hora do PET ter, à sua altura, uma gestão descomprometida com uma politização pequena, e que o olhe com o futuro que ele merece, e no presente!

Nenhum comentário: