Nosso contador VISITE.US registrou um acesso na Holanda. Giram os moinhos de vento!
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
DESENHANDO O MUNDO
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
terça-feira, 28 de outubro de 2008
AVALIAÇÃO E SEUS PRENÚNCIOS ...
Nosso sistema satelitar captou ondas vindas da SESU a respeito do processo de avaliação do PET. Dessas ondas, decodificamos os seguinte sinais:
- Foram duas comissões que se reuniram, uma na semana passada (20 a 24 de outubro) e outra na semana anterior (13 a 17 de outubro). Estas comissões foram compostas de 13 pessoas cada, entre elas, um tutor de PET vigente, pró-reitores, pesquisadores, caracterizados como tendo diferentes perfis e sendo das diversas áreas de conhecimento. Estas comissões tem período de vigência até 2010 (?!?).
- Foram duas comissões que se reuniram, uma na semana passada (20 a 24 de outubro) e outra na semana anterior (13 a 17 de outubro). Estas comissões foram compostas de 13 pessoas cada, entre elas, um tutor de PET vigente, pró-reitores, pesquisadores, caracterizados como tendo diferentes perfis e sendo das diversas áreas de conhecimento. Estas comissões tem período de vigência até 2010 (?!?).
- Nas reuniões surgiu a discussão entre os professores-avaliadores e o "staff" do MEC sobre a valorização do PET e a necessidade do aumento de bolsas, mas pelo visto nada de concreto sairá daí.
- Os própios avaliadores insistiram muito sobre a não existência do petiano voluntário e sim do não-bolsista. A SESu insiste com sua leitura "iguatemyana", punitiva, de não agregar valores acadêmicos aos grupos e disse que, por meio de cruzamento de dados, busca identificar grupos que estejam colocando voluntários que tenham bolsa de outros programas, ou seja, busca a punição.
- A SESu parece ter determinado que o tamanho dos grupos não deva ultrapassar os 400. Isso mostra um descado para o PET e que extinções localizadas poderão ocorrer para que "ampliações" surjam a partir da canibalização de grupos extintos.
- Os grupos que apresentaram uma espécie de "auto-mobilidade acadêmica" como uma das atividades foram bem avaliados. Nossa velha reivindicação nunca foi atendida!
- Parece que continua a haver complicações nas definições de ensino-pesquisa-extensão.
- Uma velha "dirigente" do PET na SESu estranhamente estava lá presente, quando já foi reacomodada em outro Instituto ligado ao MEC. Estranho?!?
EM SÍNTESE: A avaliação descortinará um cenário muito preocupante da política de "tatu" da SESu (até rimou, mas era preferível que assim não o fosse ...!)
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
AVALIAÇÃO CHEGANDO
GEOCOUNTER NO PET BRASIL
Instalamos na semana passada um conjunto de contadores (da geovisite.com) para se somar aos demais (SITEMETER, AMUNG.US e CLUSTR.MAPS). A figura acima mostra o "geocounter", indicando o número de acessos por países desde sua instalação. Os novatos ficam por conta da Inglaterra, Honduras e Itália. [Obs.: a informação "Brazil 2" na parte inferior da figura indica o número de usuários on line no momento da captura da imagem]
domingo, 26 de outubro de 2008
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Em parceria com a SBPC-PR e o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá, o grupo PET-Física (UEM) terminou ontem as atividades da 5a. edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (com o tema: EVOLUÇÃO & DIVERSIDADE), promovida pela Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. As atividades abrangeram: seis palestras, duas exibições (com discussão) de filmes relevantes ("Gattaca" e "O Vento será Tua Herança"), lançamento de livro, CD e página web (http://www.sbpc-pr.com.br/).
CENAPET NO PET-USP DE RIBEIRÃO PRETO
sábado, 25 de outubro de 2008
VIVA LOS HERMANOS!
MOTA REMANEJADO ...
Ronaldo Mota é nomeado no MCT.
Ex-secretário de Educação Superior (SESu) do MEC foi nomeado, nesta quarta-feira passada, como Assessor Especial do Ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende Mota.
Mota possui bacharelado em Física pela Universidade de São Paulo, mestrado pela Universidade Federal da Bahia, doutorado pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-doutorado na University of British Columbia-Canadá e na University of Utah-EUA.
Era secretário da Educação Superior do MEC, tendo sido anteriormente titular da secretaria de Educação a Distância, secretário executivo do Conselho Nacional de Educação, além de ter exercido interinamente o cargo de Ministro da Educação em julho de 2007.
No MEC, foi coordenador da comissão de sistematização do Anteprojeto de Reforma da Educação Superior e principal responsável pela implantação de programas como Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), entre outros.
Fonte: JC e-mail 3626, de 23 de Outubro de 2008.
DIVULGAÇÃO: MOBILIDADE ACADÊMICA NO PET-UFJF
O Programa PET – Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Juiz de Fora, juntamente com o Laboratório deEficiência Energética – LEENER, estão promovendo o Primeiro Programa de Mobilidade Acadêmica - PMA contemplando os diversos grupos PET de Engenharia do país.
O programa tem como objetivos promover a integração dos acadêmicos de diversas regiões do país; divulgar as características culturais e regionais dos acadêmicos; disseminar os conteúdos de combate ao desperdício de energia, iluminação e controle de processos; fomentar a implementação de atividades de formação na área de combate ao desperdício de energia em outras instituições de ensino e identificar possibilidades de realizações de atividades conjuntas com diversas instituições de ensino superior.
O PMA ocorrerá na terceira semana de janeiro de 2009, de 18 a 25, e desenvolverá uma série de atividades contemplando as áreas de eficiência energética, sistemas motrizes, iluminação e controle de processos. Estas atividades serão desenvolvidas em salas de aula e laboratórios havendo, adicionalmente, visitas técnicas às empresas da região e atividades culturais. O PMA prevê a participação de 25 alunos, oriundos de diferentes Faculdades e Universidades do país, e 10 alunos do curso de Engenharia Elétrica da UFJF. Considerando-se os conteúdos que serão trabalhados, o PMA é de interesse para os alunos das seguintes áreas da Engenharia: Elétrica, Mecânica, Automação e Controle (ou similar) e Química.
O PMA arcará com os custos de estada, alimentação e transporte em Juiz de Fora. O deslocamento da cidade de origem até Juiz de Fora e o retorno serão da responsabilidade de cada instituição participante ou do próprio interessado. Cada grupo PET das áreas citadas deverá selecionar e indicar até dois candidatos, que já tenham cursado pelo menos até o quarto período do curso e que tenham interesse em participar do Programa PMA. Caso haja maior número de inscritos que de vagas, a Coordenação do PMA fará a seleção dos participantes.
Maiores informações podem ser conseguidas no site www.leener.ufjf.br/pma, pelos telefones (32) 2102 – 3466–LEENER ou (32) 2102 – 3471 – Prof. Francisco Gomes – PET/ Engenharia Elétrica ou pelos emails de contato da página.
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
GEOGLOBE
DIVULGAÇÃO: INAUGURADO FÓRUM DE DISCUSSÃO PET-PR
3 MESES E 8.000 ACESSOS!
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
SBPC - 60 ANOS E ATUAÇÃO DA CENAPET
O Prof. Dante Barone da CENAPET participou no dia 21 de outubro, do ato de comemoração dos 60 anos da SBPC, que contou com a participação do presidente Lula, dos ministros Sérgio Rezende e Fernando Haddad , bem como várias autoridades, membros da Diretoria e Conselho da SBPC e vários presidentes de sociedades científicas afiliadas à SBPC. Mais informações podem ser encontradas no site da SBPC (www.sbpcnet.org.br).
Na ocasião, um pouco antes da chegada do presidente Lula, o Prof. Dante Barone conversou com o Ministro Haddad sobre a situação do PET na SESu, bem como foi entregue a ele um flyer da campanha de mobilização liderada por bolsistas PETda UFRGS, junto a bolsistas PIBIC da mesma instituição, que reinvidica o IMEDIATO reajuste do valor das bolsas, que se encontra em 300 reais.
O encontro serviu como base preparatória para pauta do CS e para sensibilizar o MEC das necessidades do Programa.
DESENHANDO O BRASIL ...
Há apenas um dia de completar três meses de aniversário o Blog PET BRASIL está com quase 8.000 acessos às suas páginas, segundo o contador SITEMETER. O mapa acima, do programa AMUNG.US mostra que esse número de acessos desenhou o país. Parabéns a todos que compõem este Programa ímpar e insubstituível, como é o PET!
GRATAS SURPRESAS !
Olhando o contador (em forma de mapa mundi) do programa AMUNG.US (aí ao lado), descobrimos gratas surpresas de acesso. São as "cidades petianas", como batizamos aqui. Assim, damos as boas-vindas às cidades que entraram recentemente no Blog PETBRASIL: Ananás, Castanhal, Aracaju, Parnaíba, Teresina, Palmas, Contagem, Ipatinga, Nova Iguaçu, Santo André, Camboriú, Piracicaba, Ponta Grossa, Ituiutaba, Rio Verde, Parnamirim. Agradecemos aos acessos e continuem conosco! Saudações petianas à todas as cidades petianas!
quarta-feira, 22 de outubro de 2008
COMEMORANÇA
Programa "Geração Criança" Comemora o "Dia das Crianças".
No último dia 10 de outubro, o Geração Criança, programa de extensão dos PET’s Administração e Economia Doméstica da Universidade Federal de Viçosa (UFV), realizou o “Comemorança”, evento que teve como objetivo a comemoração do dia das crianças das 8 creches filantrópicas e não municipais que o programa atende no município de Viçosa.
O evento foi realizado na ASPUV – Seção Sindical dos Docentes da UFV, e contou com a presença de aproximadamente 250 crianças, além de funcionários das creches. As crianças puderam se divertir em brinquedos como cama elástica, piscina de bolinas, balanço, além de cantinho da pintura, pular corda e pintura no rosto. E também se deliciaram com cachorro-quente, pipoca, algodão doce e refrigerante, e no final, com saquinhos-surpresas.
AVALIAÇÃO ...
Esta semana encontram-se reunidos na SESu/MEC os avaliadores ad hoc (quem serão ?!?) para avaliar Relatórios Anuais e Planejamentos de 370 grupos PET no país. Esperemos que eles tenham todo o conjunto de documentos em mãos (lembrando que muitos foram perdidos no processo de envio - classificado como SPAM pelos super-computadores da SESu...) e sejam habilitados para tal fim (huuuuummmmmmm...).
terça-feira, 21 de outubro de 2008
INTERPET-RIO
AUMENTO DE BOLSA JÁ!!!
Mobilização: Aumento da bolsa já!
No último dia 11, ocorreu no campus Olímpico da UFRGS uma nova edição do Interpetão, onde reuniram-se representantes dos oito grupos PET da instituição. Contando com a presença do Diretor de Organização Regional da CENAPET, prof. Dante Barone (PET Computação), do Diretor de Relações Estudantis, Daniel Vallerius (PET Geografia), além dos conselheiros discentes da CENAPET Fernando Moraes (PET Geografia) e Ronaldo Moraes (PET Educação Física), foram discutidos diversos temas pertinentes ao programa, com destaque especial para a questão da estagnação do valor das bolsas - apesar de saber que "dinheiro há"!
Os grupos PET da UFRGS optaram por uma mobilização que busca integrar os bolsistas PET com os bolsistas de Iniciação Científica, também atingidos pelo arrocho das bolsas. Serão feitas várias ações dentro desta mobilização, e a divulgação começa já nesta semana, aproveitando a realização do Salão de Iniciação Científica da universidade. A CENAPET apóia esta iniciativa e espera que o PET seja visto com mais respeito pelos seus gestores, remunerando seus integrantes de forma justa e condizente com o trabalho de qualidade por eles realizados.
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA E PET
Uma parceira da SBPC-PR e o PET-FÍSICA (UEM) iniciou hoje as atividades da V SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, com o apoio do MCT (Ministério de Ciência e Tecnologia) e a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência). O PET-FÍSICA, além de seminários/palestras/mini-cursos/cine-pet tem produzido, ao longo desse e dos anos anteriores, livros e mídias para a divulgação científica. Nas figuras, o folder, frente e verso, do Evento.
domingo, 19 de outubro de 2008
sábado, 18 de outubro de 2008
CENAPET EM PERNAMBUCO
CENAPET visita o PET/Economia/UFPE
O Diretor de relações estudantis da CENAPET, Daniel Vallerius foi recebido no PET/Economia/UFPE para um breve bete papo com os bolsistas e tutora do grupo. Estiveram presentes neste evento, a conselheira suplente da CENAPET e tutora do PET/Pesca/UFRPE Profa. Maria do Carmo F. Soares e o ex-representante discente do PET Bruno Toribio. Durante esta oportunidade, o Daniel conversou com os petianos acerca das atividades desenvolvidas pela CENAPET e principalmente se colocou a disposição para o recebimento de sugestões, ao final de sua exposição o Daniel respondeu as perguntas de um público bastante interessado na atividade que foi programada pela assessoria local da CENAPET em Pernambuco. Essa é mais uma atividade da CENAPET que busca estreitar os laços com a comunidade petiana.
Diretor de Relações Estudantis da CENAPET é recebido pelo Reitor da UFRPE
O Diretor de Relações Estudantis da CENAPET, o acadêmico Daniel Vallerius, esteve na tarde do dia 16/10 na reitoria da UFRPE cumprindo mais uma atividade da CENAPET no Estado de Pernambuco. O representante da CENAPET conversou com o Prof Valmar Correia de Andrade sobre assuntos relacionados ao PET e também sobre outros referentes a educação superior no nosso país, a exemplo da expansão das Universidades federais. De acordo com o professor Valmar "é muito bom receber as lideranças do PET, pois precisamos sempre desse diálogo qualificado". Também ficou claro nessa conversa a necessidade de uma expansão mais expressiva do PET, o que possibilitará um maior desenvolvimento pedagógico das expansões das universidades, bem como das novas universidades criadas recentemente pelo Governo Federal. A CENAPET reconhece a importância dessa iniciativa e se coloca a disposição para dialogar com todos os diregentes de IES no sentido de aperfeiçoar o PET e torná-lo cada vez mais reconhecido.
Interpet/PE recebe a CENAPET
O coletivo dos grupos PET´s de Pernambuco receberá hoje (17/10) o Diretor de Relações Estudantis da CENAPET, o acadêmico Daniel Vallerius. Nesta oportunidade, o Daniel deverá expor os principais projetos desenvolvidos pela CENAPET e também recolher demandas para serem encaminhadas e discutidas no âmbito nacional e depois entregues ao Ministério da Educação/MEC.
O Diretor de relações estudantis da CENAPET, Daniel Vallerius foi recebido no PET/Economia/UFPE para um breve bete papo com os bolsistas e tutora do grupo. Estiveram presentes neste evento, a conselheira suplente da CENAPET e tutora do PET/Pesca/UFRPE Profa. Maria do Carmo F. Soares e o ex-representante discente do PET Bruno Toribio. Durante esta oportunidade, o Daniel conversou com os petianos acerca das atividades desenvolvidas pela CENAPET e principalmente se colocou a disposição para o recebimento de sugestões, ao final de sua exposição o Daniel respondeu as perguntas de um público bastante interessado na atividade que foi programada pela assessoria local da CENAPET em Pernambuco. Essa é mais uma atividade da CENAPET que busca estreitar os laços com a comunidade petiana.
Diretor de Relações Estudantis da CENAPET é recebido pelo Reitor da UFRPE
O Diretor de Relações Estudantis da CENAPET, o acadêmico Daniel Vallerius, esteve na tarde do dia 16/10 na reitoria da UFRPE cumprindo mais uma atividade da CENAPET no Estado de Pernambuco. O representante da CENAPET conversou com o Prof Valmar Correia de Andrade sobre assuntos relacionados ao PET e também sobre outros referentes a educação superior no nosso país, a exemplo da expansão das Universidades federais. De acordo com o professor Valmar "é muito bom receber as lideranças do PET, pois precisamos sempre desse diálogo qualificado". Também ficou claro nessa conversa a necessidade de uma expansão mais expressiva do PET, o que possibilitará um maior desenvolvimento pedagógico das expansões das universidades, bem como das novas universidades criadas recentemente pelo Governo Federal. A CENAPET reconhece a importância dessa iniciativa e se coloca a disposição para dialogar com todos os diregentes de IES no sentido de aperfeiçoar o PET e torná-lo cada vez mais reconhecido.
Interpet/PE recebe a CENAPET
O coletivo dos grupos PET´s de Pernambuco receberá hoje (17/10) o Diretor de Relações Estudantis da CENAPET, o acadêmico Daniel Vallerius. Nesta oportunidade, o Daniel deverá expor os principais projetos desenvolvidos pela CENAPET e também recolher demandas para serem encaminhadas e discutidas no âmbito nacional e depois entregues ao Ministério da Educação/MEC.
SESu AGAIN ...
A SESu respondeu negativamente à uma convocação extraordinária do Conselho Superior pedida pela CENAPET. Assim, segundo a ótica deles, parece não haver problemas com: avaliação, convênios, estudo de egressos, expansão, perda de documentos, atrasos os mais variados, interlocução difícil, cooptação, etc. Parece que "vai tudo bem no melhor dos possíveis". Reinventaram o Dr. Pangloss de "Candide", de Voltaire. E tire esse negócio da cabeça ...!
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
COMUNICADO CENAPET
Saudações Petianas! O Blog PET BRASIL (http://wwwpetbrasil08.blogspot.com/), idealizado pela atual diretoria da CENAPET, com apenas dois meses no ar vêm atestando, através de seus quase 7.000 acessos nesse período, a efetividade deste novo canal de comunicação pautado, principalmente, por seu caráter informativo e formativo direcionado à comunidade petiana.
Por outro lado, cientes, também, da extrema qualidade de trabalhos desenvolvidos e das mais diversas experiências vivenciadas no dia-a-dia dos grupos PET espalhados pelo Brasil, percebemos que, muitas vezes, estes trabalhos e experiências dificilmente, ou com muito custo, conseguem ultrapassar as esferas locais e chegar aos demais grupos.
Pensando nisso, convidamos todos os integrantes da comunidade petiana interessados em divulgar neste canal de comunicação: notícias, divulgação de eventos, trabalhos de extensão, ensino, resumos de pesquisas coletivas, fotos de eventos petianos, fotos dos grupos PET, desenhos, poesias, charges, experiências baseadas na educação tutorial entre outros, que enviem esses materiais para o e-mail: diretoria_cenapet@yahoo.com.br.
Sem dúvida alguma, a participação coletiva na construção e implementação de melhorias no programa de educação tutorial perpassa pela diversidade de opiniões e características intrínsecas de cada grupo e de seus respectivos integrantes. Por isso, com mais essa medida, a idéia é não só fortalecer e facilitar a comunicação entre a comunidade petiana, como também avançar, cada vez mais, na construção do PET que todos nós idealizamos e quereremos.
Atenciosamente,
Diretoria CENAPET
O BOM CAMINHO
"O QUE É CIDADANIA" de DALMO DALLARI (In: Direitos Humanos e Cidadania. São Paulo: Moderna, 1998. p.14)
A origem da palavra cidadania vem do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A palavra cidadania foi usada na Roma antiga para indicar a situação política de uma pessoa e os direitos que essa pessoa tinha ou podia exercer.
No Brasil, estamos gestando a nossa cidadania. Damos passos importantes com o processo de redemocratização e a Constituição de 1988. Mas, muito temos que andar. Ainda predomina uma visão reducionista da cidadania (votar, e de forma obrigatória, pagar os impostos... ou seja, fazer coisas que nos são impostas) e encontramos muitas barreiras culturais e históricas para a vivência da cidadania.
Os direitos que temos não nos foram conferidos, mas conquistados. Muitas vezes compreendemos os direitos como uma concessão, um favor de quem está em cima para os que estão em baixo. Contudo, a cidadania não nos é dada, ela é construída e conquistada a partir da nossa capacidade de organização, participação e intervenção social.
A cidadania é tarefa que não termina. A cidadania não é como um dever de casa, onde faço a minha parte, apresento e pronto, acabou. Enquanto seres inacabados que somos, sempre estaremos buscando, descobrindo, criando e tomando consciência mais ampla dos direitos. Nunca poderemos chegar e entregar a tarefa pronta, pois novos desafios na vida social surgirão, demandando novas conquistas e, portanto, mais cidadania.
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
SESU: SOB NOVA DIREÇÃO ...
Publicada nomeação de Maria Paula Dallari Bucci para Secretaria de Educação Superior do MEC
Foi publicada, no Diário Oficial da União de hoje (29), a designação de Maria Paula Dallari Bucci para o cargo de secretária de Educação Superior do Ministério da Educação. Dia 25 de setembro, Ronaldo Mota, até então responsável pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), anunciou que estava deixando o cargo [demitido do cargo, n.d.a.]. Segundo informações do portal Universia (http://www.universia.com.br/), o comunicado foi transmitido oficialmente por Mota durante a reunião do Conselho Pleno da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), que contou com a participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
O motivo da saída de Ronaldo Mota da Sesu ainda não foi explicado. De acordo com informações do Universia, o reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e presidente da Andifes, Amaro Lins, disse que Mota afirmou que deixaria o cargo por causa de divergências de ponto de vista com o ministro da Educação, Fernando Haddad.
Conforme divulgado amplamente pela imprensa, o ministro da C&T, Sergio Rezende, teria convidado Ronaldo Mota para que assumisse uma das secretarias do ministério. A assessoria de comunicação do MCT não confirmou o convite.
Maria Paula Dallari Bucci - A nova responsável pela Sesu possui graduação em direito pela Universidade de São Paulo (1987), mestrado em direito pela USP (1994) e doutorado em direito pela USP (2000). Em 2005, assumiu a Consultoria Jurídica do Ministério da Educação.
A ESSENCIALIDADE ...
A essencialidade do professor
Edição de 15/10/2008
Comemora-se hoje o Dia do Professor, um dos profissionais mais afligidos pela vida contemporânea em seu ambiente de trabalho - a sala de aula -, principalmente o que sobrevive do ensino fundamental e médio.
Tenta se atualizar, por exemplo, em meio aos avanços científicos e tecnológicos de sua especialidade.
Isso não é uma tarefa tão fácil, diante do tempo, dividido em três turnos, para se desdobrar profissionalmente em diferentes escolas para sobreviver a um salário incompatível com as necessidades básicas - saúde, alimentação, moradia, transportes, segurança - a serem resolvidas.
Não se desconhece e nem se ignora os esforços do governo, nos últimos anos, de adotar providências que pudessem tornar menos aflitiva a condição de vida pessoal e profissional do professor da educação básica da escola pública e particular, já que o professor universitário tem outros mecanismos para exercer a profissão e ser mais bem remunerado por meio de projetos de pesquisas, de consultorias empresariais, de assessorias governamentais, de elaboração de artigos e livros em geral.
Dentre as ações oficiais, destacam-se as que se referem a salários, material didático e tecnológico, alimentação escolar e bibliotecas o que ainda não significa o compromisso político com a educação.
Também não significa duma conformidade com o discurso dos professores e da própria sociedade, que não constata na prática um promissor desenvolvimento material e humano do País sem a imprescindível contribuição do ensino qualificado como fator determinante da educação política.
Neste Dia do Professor, renovam-se os eventos de praxe estimulados pelos discursos de louvação, de otimismos pedagógicos, de saudações oficiais, de mensagens transformadoras romantizadas em meio a almoços, jantares e festas de confraternização.
Para setores mais realistas sem serem pessimistas, repetem-se os chavões de que não há nada a comemorar.
Não há nada a comemorar, porque o ensino e a educação não fazem parte de uma política do Estado brasileiro o que significaria realmente um compromisso ético com a Nação ao longo dos anos.
A política educacional, nesse contexto, não se resumiria a ser apenas um projeto de partido ao assumir o governo por um período, daí a descontinuidade que marca o sistema educacional do País, sujeito a circunstâncias e conveniências partidárias com foco na manutenção de poderes.
Esse fato repercute decisivamente na profissão de professor, a partir das licenciaturas universitárias, que deveriam ser escolhas, opções e respostas a projetos pessoais e profissionais de futuros profissionais.
Tudo isso deveria ocorrer no contexto de uma política comprometida com a educação e com a cultura democrática e republicana a ser conquistada e construída pela sociedade.
A ausência dessa política nacional desestimula vocações e mediocriza o mercado docente.
Assim, a formação do professor seria uma resposta de cidadania aos alunos, aos pais, à comunidade e ao País.
O exercício docente seria o de decifrar, de desocultar, de pensar a realidade por meio da interdisciplinaridade do conhecimento, que levaria a uma reflexão em torno da condição de vida do brasileiro, que deve exercitar a liberdade para criar alternativa de bem-estar social para todos.
A sociedade espera neste Dia do Professor que o País experimente, no cotidiano, a prática do conceito de educação que é revelar o que está dentro de cada um - talento, imaginação, sensibilidade, solidariedade, enfim, todo um potencial humano a ser estimulado em sala de aula, para que o estudante responda aos apelos da cidadania exigida pelo País.
Esse é o Dia do Professor que convém ao Brasil para arquitetar um País livre, onde o povo decida como quer ser instruído para educar-se pela democracia.
Tenta se atualizar, por exemplo, em meio aos avanços científicos e tecnológicos de sua especialidade.
Isso não é uma tarefa tão fácil, diante do tempo, dividido em três turnos, para se desdobrar profissionalmente em diferentes escolas para sobreviver a um salário incompatível com as necessidades básicas - saúde, alimentação, moradia, transportes, segurança - a serem resolvidas.
Não se desconhece e nem se ignora os esforços do governo, nos últimos anos, de adotar providências que pudessem tornar menos aflitiva a condição de vida pessoal e profissional do professor da educação básica da escola pública e particular, já que o professor universitário tem outros mecanismos para exercer a profissão e ser mais bem remunerado por meio de projetos de pesquisas, de consultorias empresariais, de assessorias governamentais, de elaboração de artigos e livros em geral.
Dentre as ações oficiais, destacam-se as que se referem a salários, material didático e tecnológico, alimentação escolar e bibliotecas o que ainda não significa o compromisso político com a educação.
Também não significa duma conformidade com o discurso dos professores e da própria sociedade, que não constata na prática um promissor desenvolvimento material e humano do País sem a imprescindível contribuição do ensino qualificado como fator determinante da educação política.
Neste Dia do Professor, renovam-se os eventos de praxe estimulados pelos discursos de louvação, de otimismos pedagógicos, de saudações oficiais, de mensagens transformadoras romantizadas em meio a almoços, jantares e festas de confraternização.
Para setores mais realistas sem serem pessimistas, repetem-se os chavões de que não há nada a comemorar.
Não há nada a comemorar, porque o ensino e a educação não fazem parte de uma política do Estado brasileiro o que significaria realmente um compromisso ético com a Nação ao longo dos anos.
A política educacional, nesse contexto, não se resumiria a ser apenas um projeto de partido ao assumir o governo por um período, daí a descontinuidade que marca o sistema educacional do País, sujeito a circunstâncias e conveniências partidárias com foco na manutenção de poderes.
Esse fato repercute decisivamente na profissão de professor, a partir das licenciaturas universitárias, que deveriam ser escolhas, opções e respostas a projetos pessoais e profissionais de futuros profissionais.
Tudo isso deveria ocorrer no contexto de uma política comprometida com a educação e com a cultura democrática e republicana a ser conquistada e construída pela sociedade.
A ausência dessa política nacional desestimula vocações e mediocriza o mercado docente.
Assim, a formação do professor seria uma resposta de cidadania aos alunos, aos pais, à comunidade e ao País.
O exercício docente seria o de decifrar, de desocultar, de pensar a realidade por meio da interdisciplinaridade do conhecimento, que levaria a uma reflexão em torno da condição de vida do brasileiro, que deve exercitar a liberdade para criar alternativa de bem-estar social para todos.
A sociedade espera neste Dia do Professor que o País experimente, no cotidiano, a prática do conceito de educação que é revelar o que está dentro de cada um - talento, imaginação, sensibilidade, solidariedade, enfim, todo um potencial humano a ser estimulado em sala de aula, para que o estudante responda aos apelos da cidadania exigida pelo País.
Esse é o Dia do Professor que convém ao Brasil para arquitetar um País livre, onde o povo decida como quer ser instruído para educar-se pela democracia.
(do Editorial do jornal O LIBERAL, disponível em
ENTENDENDO NOSSOS MAPAS
O contador ao lado, o CLUSTRMAPS, indica a concentração de leitores por localidade em qualquer região do mundo. Quanto "mais gordo" o ponto (dot) maior a concentração de leitores. Cada 'map' do BLOG PETBRASIL tem uma função específica no sentido de nos dar variáveis para melhorarmos ainda mais a comunicação com toda a base.
MAPA DIA E NOITE E MAIS EUROPEUS ...
PARABÉNS, PROFESSORES!
terça-feira, 14 de outubro de 2008
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
LUA CHEIA
hoje é dia de lua cheia. Lembremos então que há quase 400 anos Galileo Galilei aperfeiçoava seu "perspicillum" (tubo de perspectiva), o telescópio, encontrando uma lua jamais vista, muito distante da perfeição aristotélica. Na ilustração acima, aquarelas inéditas pintadas pelo amigo artista de Galileo, Ludovico Cardi, conhecido como Cigoli. A plasticidade dessas luas, mostra que o mais imperfeito dos estados pode encerrar uma beleza única.
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