quarta-feira, 15 de abril de 2009

DIVULGAÇÃO: DESABAFO PESSOAL



NOTA: O BLOG PETBRASIL ESTÁ DIVULGANDO A CARTA ABAIXO A PEDIDO. A POLÍTICA DO BLOG É AQUELA DE MENSAGENS CURTAS. NO ENTANTO, FOI ABERTA UMA EXCEÇÃO CONSIDERANDO A EXTREMA GRAVIDADE DA SITUAÇÃO QUE A SESU MERGULHOU A COMUNIDADE PETIANA, COM UMA INCOMPETÊNCIA* INVEJÁVEL EM NÃO VIABILIZAR O PAGAMENTO DE TODOS OS MESES ATRASADOS DE ALUNOS E TUTORES.


[*incompetência ou ação orquestrada para tentar, sem sucesso, esvaziar os encontros regionais do PET]


CARTA:


Porto Alegre, 14 de abril de 2009

Caros colegas Petianos, Tutores e membros da Pró Reitoria de Graduação da UFRGS,

Eu, Tiago Oviedo Frosi, membro do grupo PET Educação Física desde 13 de abril de 2007, matriculado nesta universidade sob o nº 00138313, venho, por meio deste, manifestar minha indignação sobre o desrespeito a que nós bolsistas do PET estamos sendo submetidos.
Findado o prazo das duas semanas do mês de abril deste ano, apresentadas pela SESu para o pagamento das bolsas, é chegado o momento de nos manifestarmos contra este descaso com os BOLSISTAS. Não bastasse que as exigências deste programa nos colocassem em uma situação onde cumprimos as mesmas funções que um bolsista de extensão e de pesquisa ao mesmo tempo e com uma carga horária (teórica) de 20h (que é sempre superada para cumprir todas as exigências do PET), ainda é esperado que realizemos este TRABALHO sem receber nada por ele.
Pois é por estes e outros motivos que listo aqui para vocês as atividades que são de minha responsabilidade no grupo e que só voltarão a ser cumpridas após o pagamento das bolsas de JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO e ABRIL:

- Planejamento e execução da atividade de Ensino ‘Física Quântica Aplicada à Educação Física’ – Disciplina: Bases Neuromecânicas do Movimento Humano.
- Planejamento e execução da atividade de Ensino ‘Vivência em Karate’ – Disciplina: Judô Fundamentos.
- Planejamento e execução das aulas do Curso de Extensão em Karate-Do UFRGS
- Desenvolvimento da pesquisa ‘História do Karate no Rio Grande do Sul: de arte marcial à prática esportiva.
- Desenvolvimento da pesquisa ‘Construção do Banco de Dados de Imagens da Revista Vida Policial’.
- Desenvolvimento da pesquisa ‘Wushu no Rio Grande do Sul: o processo de esportivização na relação entre Wushu Tradicional e Moderno’.
- Participação em eventos do PET (SulPET, ENAPET, InterPET).
- Participação em outros eventos representando o PET (Salão de Graduação, Salão de Extensão, SIC etc).
- manutenção do Blog do PET Educação Física UFRGS (http://petesef.spaceblog.com.br/) e da lista de emails do Yahoo Groups.
- manutenção dos computadores do PET ESEF programada para abril.
- Outras atividades em que o PET auxilia setores da ESEF (auxílio em organização e execução de eventos, palestras etc).
- Outras atividades em que o PET auxilia setores da ESEF (auxílio em organização e execução de eventos, palestras etc).
- Outras atividades no PET ESEF (organização e manutenção da sala, auxílio em atividades de outros colegas do grupo, consultorias para desenvolvimento de trabalhos e apresentações etc).

Depois de dois anos atuando como bolsista e ter sido responsável sozinho por MAIS DA METADE DAS APRESENTAÇÕES DE TRABALHOS na área da Educação Física (5) no último ENAPET (que reunia grupos de TODO PAÍS em um local extremamente acessível -Campinas-, evento que bateu a marca dos 1000 participantes), de vir representando o grupo nos últimos dois anos em todo tipo de evento (Salão de graduação, de Extensão, de Iniciação Científica da PUC e da UFRGS, Congresso de Ed. Física dos Países de Língua Portuguesa, Seminário Internacional de Ed. Física, Congresso Médico dos Jogos Panamericanos RIO2007, Fórum Olímpico, Simpósio Nacional de História, entre outros), de planejar e executar SOZINHO atividades de ensino e extensão que atendem alunos da ESEF e de toda universidade gratuitamente (Curso de Extensão em Karate) e publicar no ano passado 2 artigos, e neste ano o primeiro (em uma revista com quális B2) em um período em que não vínhamos recebendo bolsa, pois sempre valorizei e quis elevar a condição do NOSSO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL, o que espero é RESPEITO.
Estou, portanto, apresentando minha situação a vocês e também minha decisão: até o pagamento das bolsas NÃO realizarei as atividades do Programa. Espero que os colegas que se sentem na mesma situação que eu façam o mesmo e que nossos tutores se manifestem também em nossa defesa, pois eles são a liderança que nos faz ser GRUPO.

Peço que encaminhem esta mensagem também ao PET-BR, pois não estou cadastrado na lista.

Abraços,

Tiago Oviedo Frosi
Bolsista grupo PET Educação Física UFRGS
Graduando em Educação Física – Bacharelado UFRGS (7º Semestre)

2 comentários:

Rodrigo Fernandes, PET Letras UFCG disse...

Pois é. A verdade é que a SESu imagina que os petianos são super-homens, e não estudantes, e que, apesar de tudo, temos sangue de barata: o tratamento que nós, bolsistas do PET de todo o Brasil, viemos tendo há anos é ridículo. O famigerado atraso das bolsas do programa é um absurdo, principalmente se considerarmos que para participar de suas atividades não podemos manter qualquer outro vínculo empregatício. Apesar disso, exige-se de um petiano uma carga de trabalho excessiva. Carga essa que desloca a atenção dos estudantes daquilo que deveria ser mais essencial em sua formação, que é a sua própria graduação, para atividades que em muito superam as 20h semanais de dedicação exclusiva exigida pelo programa. Mesmo assim, exige-se ainda do estudante-bolsista-(não remunerado) um rendimento acadêmico invejável, visto que seu coeficiente de rendimento escolar deve manter-se preferencialmente estacionado entre os níveis mais altos. Ou seja, espera-se o máximo de nós pelo mínimo de contrapartida da Secretaria.
Quanto aos eventos regionais e nacionais, cobra-se a participação efetiva dos alunos, contudo se esquece de que os recursos quase sempre nunca estão disponíveis durante a realização dos referidos eventos, sem falar que, para qualquer seleção profissional, tais trabalhos não têm qualquer aproveitamento significatico. Caso queiramos um Lattes mais interessante, temos de participar de outros eventos mais relevantes à nossa formação. Mais uma vez, cabe uma explicação: vivemos, então, no PET como um empregado que paga para trabalhar e não tem carteira assinada (quando não, sequer uma carta de recomendação).

Enigmas disse...

É uma vergonha o modo com que o Ministério da Educação trata os alunos de graduação participantes do PET quando o assunto se refere ao pagamento das bolsas!