sexta-feira, 3 de abril de 2009

MORRE CRODOWALDO PAVAN



O eminente cientista Crodowaldo Pavan morreu em São Paulo, às 12h30 desta sexta-feira, dia 3, aos 89 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Universitário, da USP, desde a última sexta-feira, dia 27 de março, em razão do agravamento de um câncer.

O corpo do cientista será velado a partir das 18h30, no anfiteatro do Instituto de Biociências da USP (Rua do Matão, travessa 14, Cidade Universitária). O enterro será neste sábado, 4 de abril, às 14h, no cemitério Getsêmani Morumbi (Praça Ressurreição, n° 1, Morumbi).

Pavan foi um dos principais cientistas brasileiros na área da genética. Destacou-se também como presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Nasceu em Campinas (SP), no dia 01 de dezembro de 1919.

Formou-se em História Natural, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo – FFCL/USP, em 1941. Logo a seguir foi contratado como assistente do prof. André Dreyfus e, em 1943, iniciou trabalho de colaboração científica com o prof. Theodosius Dobzhansky, da Universidade de Columbia, Nova Iorque, EUA.

Em 1945 concluiu seu doutoramento na USP e nos dois anos seguintes, como bolsista da Fundação Rockfeller, fez pós-doutorado na Universidade de Columbia. Em 1951 prestou concurso de livre-docência, no departamento de Biologia Geral da FFCL/USP. Em 1952, prestou concurso de cátedra e foi aprovado, substituindo o prof. André Dreyfus, então recém-falecido. Descobriu no litoral de São Paulo um inseto que se mostrou bastante favorável ao estudo da ação gênica e de citologia, o que veio a abrir novo campo da pesquisa biológica. Participou de vários programas de intercâmbio científico, ministrou cursos e seminários em instituições de Porto Rico, França e Alemanha.

Em 1964 e 1965 foi contratado como pesquisador da divisão de Biologia do OAK Ridge National Laboratory, EUA, onde montou um laboratório de estudos de ação gênica e efeitos biológicos das radiações. De 1968 a 1975, foi professor titular de Genética, com vitaliciedade, na Universidade do Texas, Austin, EUA. Em 1975, desistiu da posição e regressou ao Brasil. Integrou a delegação brasileira no comitê científico para estudos dos efeitos das radiações atômicas, junto às Nações Unidas.

Foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética e, entre 1974 e 1980, coordenou o Programa de Integração Genética do CNPq. Entre 1981 e 1987, foi, por três gestões, presidente da SBPC. Foi diretor presidente do Conselho Técnico Administrativo da Fapesp e, entre 1986 e 1990, presidiu o CNPq.

As áreas de pesquisa em que Crodowaldo Pavan trabalhou foram genética de populações, citogenética e ação genética, e controle biológico de pragas da agricultura. Teve os cargos de professor titular na USP, na Universidade de Texas e na Unicamp.

Foi reconhecido com o título de professor emérito da USP e da Unicamp. Recebeu as seguintes condecorações:

–Comendador da Ordem do Rio Branco - Ministério das Relações Exteriores - 1986

–Oficial da Ordem do Mérito - Forças Armadas do Brasil - 1986

–Ordem da Inconfidência - Governo do Estado de Minas Gerais - 1987

–Grande Oficial da Ordem do Mérito - Governo da Republica Portuguesa - 1987

–Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - Set/1994

As medalhas:

–Medalha "Anchieta" - Câmara de Vereadores da cidade de São Paulo - 1988

–Medalha Capes 50 Anos - Capes/MEC - Jul/2001

E os prêmios:

–Prêmio Nacional de Genética - 1963

–Prêmio Moinho Santista (Biologia) - Fundação Moinho Santista - 1980

–Prêmio "Alfred Jurzykowski" - Academia Nacional de Medicina – 1986

Nenhum comentário: