domingo, 8 de agosto de 2010

DO BLOG PETBRASIL, DE SEUS NÚMEROS E DE SUA ESSÊNCIA!


Este Blog tem dois anos e alguns dias de existência.

Tem cerca de 120 mil acessos no Brasil e no mundo. (ver contadores numéricos e geográficos na barra vertical à direita do Blog: SITEMETER, AMUNG.US, GEOVISITE, CLUSTERMAPS, FEEDJIT).

Foram, até a data de hoje, 1023 posts (incluindo este).

O número de COMENTÁRIOS de leitores foram: 1032 (um mil e trinta e dois leitores)!

Em todo este tempo de existência, somente dois comentários não foram publicados por usar palavras de baixo calão e, sobretudo, por não terem identificação (ferindo as regras da NETIQUETA).

Sobre a questão política do Blog, ele foi idealizado pela gestão O PET QUE QUEREMOS (biênio 2008-2010), para cobrir a lacuna de informação e diálogo com a comunidade petiana.

Se o Blog incomoda o Ministério é porque suas críticas, baseadas numa realidade nua e crua, feriram interesses de ordem personalista ou de adesismo incondicional.

Devemos lembrar que a falta de diálogo se dá porque, nos últimos dois anos, o MEC não convocou sequer uma única reunião do Conselho Superior do PET. Devemos lembrar que, até hoje, o pagamento de bolsas e taxas continuam com seu costumeiro (e detestável) atraso. Devemos lembrar que a avaliação continua com problemas graves e que nunca tivemos atendida a solicitação da comunidade petiana de um "Seminário Nacional de Avaliação". Devemos lembrar que a CENAPET não concordou com a dispensa de licitação pública para o estudo de egressos (que apequenou a pesquisa, como demonstra o próprio estudo publicado).

Todas estas críticas, construtivas (!!), foram desdenhadas pelo MEC e, agora, resolveram demonizar o Blog para tapar as evidências da política hostil e utilitarista contra o Programa PET.

Nos últimos dias da gestão O PET QUE QUEREMOS, trabalhamos duro para redigir uma Moção que acabou, a duras penas, indo para a Assembléia Geral da SBPC. Muitas foram as contingências protagonizadas por pessoas cooptadas ou em sintonia com uma possibilidade do PET sobreviver incólume se ficássemos calados. O acerto de nossas críticas, prevendo o quadro atual, materializou-se naqueles dois últimos dias da SBPC em Natal.

Hoje, a grande imprensa noticia o PET e suas mazelas (vide matérias transcritas no Blog). Será que deveremos demonizar este noticiamento?!?

Sobre a questão dos PETs assistencialistas, infelizmente, este é um debate que foi intencionalmente atropelado. Primeiro, porque extensão não deve ser assistencialista. Dentro do FORPROEX esta é uma discussão dura, no sentido de mudar esta visão distorcida de mundo. É necessário qualificar a extensão. Outra coisa, foi o FORPROEX aproveitar-se da estrutura do PET para crescer exponencialmente e, pior, para realizar este intento, bombardear as bases filosóficas e estruturais do PET, demonizando, inclusive, o movimento que permitiu ao PET (original!) chegar até os dias de hoje. Para criar Programas, outros não devem ser destruídos ou desfigurados (o governo FHC, na gestão do Ministro Paulo Renato, tentou fazer isso, substituindo o PET pelo Programa Sandwich-Graduação no Exterior ... deu no que deu!).

Em síntese: o Blog continuará a criticar o que está errado e aplaudir o que está correto.

Last but not least: este Blog não tem viés político-partidário. Sabemos quem, no passado, tentou destruir o Programa e reconhecemos as virtudes do governo que resolveu investir no PET. Mas lamentamos (e profundamente!) que as virtudes tenham sido esquecidas e que agora se afronte um Programa cujas qualidades são inegáveis e inalienáveis!

Vida longa ao PET!

27 comentários:

L.E. disse...

Querer calar o Blog PET-Brasil tem tudo a ver com a linha ideológica autoritária e com o ideário esquiso-assistencialista do For-ProExt. QUEM GOSTA E PRECISA DE ASSISTENCIALISMO É A DIREITA. O PET sempre vinha sendo emancipatório. O "Saberes" é bolsisteiro. E, pra esconder as inevitáveis comparações que obviamente virão nas avaliações, precisa antes, para depois sobreviver, destruir o PET.

Luiz Eduardo disse...

Quem é hostil a quem aqui ?

Toda HOSTILIDADE teve origem...
e continua sendo originada...
de setores do MEC...
contra o PET.

E´ certo que a linguagem adotada neste Blog não tem o apoio da totalidade (talvez nem da maioria) da comunidade petiana.

MAS DAÍ A QUERER IMPOR UMA VERSÃO... DE QUE O MEC, a SESu, o Ministro... têm sido criteriosos e responsaveis na gestão do PET, e que se hoje já não são, isso é porque a CENAPET e este Blog têm sido hostis... ?

E´ ISSO QUE O FOR-PROExt tem para trazer como contribuição ao debate ?

Ma-ra-vi-lha...

Unknown disse...

Concordo com tudo!!! Por outro lado não seria mais lícito o MEC considerar publicamente suas próprias limitações, ou seja, que simplesmente não possui estrutura física e de recursos humanos para hospedar o PET? Que na imensa maioria das vezes ignorou o programa somente exigindo planejamentos e relatórios dos grupos? Que a cobrança sempre foi unilateral? Que nós petianos não podemos pennsar em atrasos em nossos compromissos para com o MEC,contudo, ele pode atrasar o repasse de bolsas, avaliação dos relatórios e planejamentos de atividades, etc, que as pessoas que gerenciam o PET na SESu/MEC desconhecem o programa em sua essência? e, finalmente, na maioria das vezes não comparecem aos encontros regionais e nacionais do PET quando convidado???

Vida longa ao PET!!!

Anônimo disse...

Pois é, Antonio Luciano...

O MEC não tem dinheiro, nem poderes, para dispor de um quadro técnico estável, permanente, concursado e republicano na SESu, mas tem dinheiro e poderes para criar programas bolsisteiros tipo PET-Saber. Aliás, tem só dinheiro, poderes não. O poder é falso, pois se deu, pelo jeito, fraudando as leis e fingindo que ele é o PET.

Mirian M Hidalgo disse...

Os números do blog dizem tudo sobre sua importância para a comunidade petiana! Essa escalada ascendente se deve à divulgação e à tomada de conhecimento dele por parte da comunidade de todo o Brasil que logicamente requereu um tempo e por se confirmar, a cada dia, como instrumento de informaçào e diálogo entre petianos.

Vida longa ao PET!

Mirian Marubayashi Hidalgo
tutora do PET.Odonto.UEM

Anônimo disse...

Esquisito ver esse LE vir fazer comentários elogiosos aqui né? Sou novo no PEt mas já ouvi falar muito mal desse tutor. Vai ver ele não conseguiu entrar na turminha do MEC...

Anônimo disse...

Queria dizer que este blog presta um serviço de excelente qualidade. Sua linguagem é a verdade. Aqueles bonzinhos de linguagem moderada estão lá no MEC mordendo diárias e cavando espaços nas famigeradas comissões.

Anônimo disse...

Se este blog é radical imagina se o ministro fosse inscrito na finada lista do PET e tivesse visto sua foto queimada. O que teria sido do PET?

fontana disse...

Eu concordo com o professor Luiz Eduardo que a linguagem do Blog nem sempre agradou a toda comunidade petiana. Assim como qualquer outra linguagem em qualquer outra mídia jamais agradará a totalidade do seu público.

Mas ainda sobre o Blog, essa foi (e é) uma ferramenta muito mais informativa e eficiente para a comunidade petiana, em relação a questões do PET (ofícios do MEC, atrasos de bolsa, encontros regionais e nacionais, etc.), do que a própria comunicação entre a SESu/MEC com as IES!

Ora, e o Danhone nem é pago pela SESu pra fazer esse trabalho de mensageiro.

Enquanto o PET busca, através da educação tutorial, de atividades de ensino pesquisa e extensão, contribuir para melhorar a graduação, aproximar a universidade e a sociedade, com muitos anos de aperfeiçoamento e ações contínuas...

...certos gestores que deveriam ser "aliados" da filosofia, teoricamente trabalhando em busca dos mesmos ideais, atacam o PET e a Educação brasileira buscando cegamente o seu próprio palquinho particular, como dançarinas vulgares de uma casa noturna falida.

E no final, quem dança somos nós: o PET, os petianos e toda uma sociedade que sofre com os problemas paradigmáticos da educação (ou falta de) brasileira.

Bruno Fontana
PET Engenharia Elétrica - UFSM

Luiz Eduardo disse...

Primeiro, o cara é ANÔNIMO (e o Danhone aceita).

Segundo... o espirito é fascista: fala mal por tras, sem dar oportunidade de defesa.

Terceiro... faz essa acusação apócrifa, que pode ser lida como calúnia, o que viola o Código Penal, com pena de 2 a 4 anos de cadeia...
(e o Danhone, que insiste em fazer triagem do que pode ou não pode ser postado no Blog, pega e assim mesmo aceita... o que ele diz que não aceita é palavra de "baixo calão").


Quarto...
não tem nada de esquisito no que eu escrevi.
E eu não fiz comentários elogiosos.
EU APENAS DEFENDI A LIBERDADE DE PENSAMENTO.

O PET tem sim zonas toscas e sombrias.

O PET, em sua grande parte, é farinha de mandioca do mesmo saco da SESu.

MAS POR ISSO MESMO A IDÉIA DO PET PRECISA SOBREVIVER E...
AVANÇAR.

Ser petiano é...
escrever, assinar e assumir.
PELO MENOS.

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

L.E.

o Blog PETBRASIL agradece sua mensagem. Lamentamos a publicação do comentário apócrifo. Os acontecimentos dos últimos dias estão dando uma celeridade além da conta a tudo o que está ocorrendo ao PET, e isso passou batido.

L.E. disse...

Tudo bem, Danhone.
Não tem problema.
Pode deixar o comentário apócrifo no Blog.
Faz parte.
Vamos focar no que importa.
Seu alvo já não é a corveta SESu.
Melhor ficar de olho no submarino atômico bolivariano.
Você está ficando de coração mole.
Estou te estranhando.

Edvaldo Oliveira PET Geologia-UFMT disse...

Sempre me mantive informado (principalmente agora) das políticas que envolvem o PET neste blog ele é de muita utilidade apesar de eu acreditar que um programa de 31 anos de existência merecia um meio de comunicação menos informal.
Neste post que informa sobre os números do blog diz que um dos motivos para a não pnônimos indo contra a "Netqueta", vejo dois comentários anônimos neste post, no mínimo incoerente.

Anônimo disse...

Olá pessoal,

Peço desculpas pelo anonimato. Sou César Lins PET/Química. Não quiz agredir ninguém nem ferir a NETQUETA. Só quero que fique claro que ninguém pode ter opiniões sobre este tutor que logo é ameaçado até com processo na delegacia. Lamentável... o que ele está procurando aqui? Ibope?

Anônimo disse...

Meu tutor me contou que existe um grupo de tutores que faziam bastante barulho numa ex-lista famosa e que agora andam bem apagados e desesperados por holofotes. Se quiserem cortar minha bolsa por favor entrem em contato com ele no PET/Quimica.

Obrigado

César Lins disse...

Neste último ENAPET conversei com muitos colegas lá do RJ e fiquei sabendo de cada absurdo. O PET tem que ser maior do que portarias, ministros e tutores mal intencionados.

César Lins

David Zúniga disse...

Da mesma forma que o Edvaldo, da Geologia UFMT, acredito que o PET deveria ter um meio de comunicação diferente, talvez não necessariamente formal, mas imprescindivelmente multilateral. Também acredito que o tom adotado aqui é um tanto desnecessário, não acho que se deva sair atirando impropérios por aí, por mais que sejam merecidos. É apenas minha opinião.

Sobre a PET-Br: se finada é, essa lista anda se revirando no caixão ultimamente ...

Imagino se o César Lins estivesse por lá.

Avante PET

David Zúniga
PET - Eng. Química UFC

Unknown disse...

Olá, SOu Lucas Caetano do PET Administração da Universidade Federal de Viçosa.
Hoje sou o novo diretor de comunicação da CENAPET.

Gostaria de saber quem cuida do Blog PET BR.. você (ou vocês) fizeram um ótimo trabalho ao longo desses dois anos, não gostaríamos que ele parasse. Por favor, entre em contato comigo para podermos conversar melhor.
Meu Email: caetanocenapet@gmail.com

Abraços

César Lins disse...

Ihhhh... já vi que essa turminha chata que se acha a dona da verdade já quer vir ditar as regras aqui. Vai cuidar do teu PET e reza pro teu tutor não ser demitido pela SESu.

Um abraço do colega quase químico César Lins

Obs: a tal lista morreu sim, affinal o que vc faz aqui? Vai cuidar de ressuscitar por lá. pede ajuda a o teu tutor.

Anônimo disse...

SR ADMIN DESTE BLOG

DESCULPA ACESSAR POR AQUI, MAS É QUE NÃO SEI POR ONDE DEVERIA ENTRAR.
O FATO É O SEGUINTE: ESTE BLOG NÃO É MAIS VISUALIZADO DESDE ONTEM 09,08,10 PELO EXPLORER, SÓMENTE PELO MOZILLA/FIREFOX, É SÓ UM RECADO PARA QUE OS LEITORES NÃO FIQUEM ACHANDO QUE A PAGINA FOI SUBTRAÍDA DO "AR".

Luiz Eduardo disse...

EDVALDO,
Não há como negar que o PET merece um Blog e um website mais formal, mais institucional etc.

O que te impede de fazer ?

A mim o que me impede é a falta de recursos humanos e financeiros. Mesmo assim, criei um Blog Educação Tutorial no Blogspot. Criei o egroup Educação Tutorial no gmail. E fundamos uma Sociedade Brasileira de Educação Tutorial.

Tudo informal e um tanto precário. E disso não passaremos.

Quem tem que criar um Blog e um website para o PET é a SESu, meu querido.

O blog PET-Brasil é um Blog de um militante em defesa do PET. Ele faz como sabe, como pode e como quer. CADA UM DEVERIA FAZER O SEU... EM VEZ DE QUERER CENSURAR E COIBIR O QUE É FEITO.

Não há como não concordar com suas expectativas. Mas essa cobrança, de termos um Blog Formal, isso deve ser cobrado na SESu.

Ou na CENAPET.
Mas a CENAPET já informou que está elaborando um Portal Oficial.
Aguardemos, pois.

L.E. disse...

Alô, Matildes:

O que lemos aqui como comentários, mas também o que lemos na maior parte das vezes na pet-br, é uma mixórdia intelectual e moral incompatíveis com o espírito "PET".

A SESu deveria se preocupar não com a informalidade, a linguagem ou a "molecagem" deste Blog. Mas sim com a mixórdia que estamos lendo nos comentários escritos por alguns alunos.

Isso aí sim é problema para a SESu resolver. Como paga mal, como paga atrasado e como faz uma avaliação leviana e mesquinha, a SESu corrói o PET também por dentro.

E a SESu tem compromissos públicos, é um órgão público, tem que prestar contas. O Blog... não.

FOQUEM NO PET...
E TENHAM ARGUMENTOS TECNICAMENTE SUSTENTAVEIS.

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Ao comentário do leitor de 10 de agosto (16:47), fizemos teste em diversos computadores e não há problemas de acesso ao Blog ao usar o Explorer ou o Mozilla. Pode ser um problema local. Ademais, porque não tem havido reclamação da comunidade petiana e acadêmica que acessa o Blog PETBRASIL.

L.E. disse...

Alô, Matildes:

O que lemos aqui como comentários, mas também o que lemos na maior parte das vezes na pet-br, é uma mixórdia intelectual e moral incompatíveis com o espírito "PET".

A SESu deveria se preocupar não com a informalidade, a linguagem ou a "molecagem" deste Blog. Mas sim com a mixórdia que estamos lendo nos comentários escritos por alguns alunos.

Isso aí sim é problema para a SESu resolver. Como paga mal, como paga atrasado e como faz uma avaliação leviana e mesquinha, a SESu corrói o PET também por dentro.

E a SESu tem compromissos públicos, é um órgão público, tem que prestar contas. O Blog... não.

FOQUEM NO PET...
E TENHAM ARGUMENTOS TECNICAMENTE SUSTENTAVEIS.

Edvaldo Oliveira-PET GEOLOGIA-UFMT disse...

Ao Luís Eduardo
acho que vc não leu meu comentário na íntegra e se leu não o interpretou da forma correta ou eu não fui claro nele.
Quando vc diz "Mas essa cobrança, de termos um Blog Formal, isso deve ser cobrado na SESu." bom eu nem cheguei a cobrar nada o que disse transmite apenas um achismo meu e não há nenhum tom de cobrança no meu comentário.
Condordo que deva ser preocupação da SESu e já perguntei várias vezes porque não temos sequer um site decente no MEC e a resposta é sempre a mesma "que o PET é um grãozim de areia no MEC" bom então esperemos o site da nova diretoria da CENAPET que já está sendo elaborado.
Você me perguntou o que falta para fazê-lo, bem a priori só pra evitar qualquer tipo de afronta que não foi o que eu quis demonstrar no meu post, me falta competência, definifinifinifinifinitivamente não tenho competência nem para criar e mto menos para manter atualizado caso o tivesse, mas nem por isso cruzo meus braços diante das dificuldades de comunicação que nosso programa passa, mas também não vou ficar aqui dizendo o que fiz e etc, acho que o que mais fizermos melhor pra nós mesmos e não que quem fez mais ou menos merece congratulaçÕes e desmérito.
Mas finalizando, acho que muitas vezes nessas discussões a gente cria confusões gratuitas d+, é como se houvessem lados no PET, tipo oposição e situação, uma coisa é certa se a gente não entendeu até agora quem é o adversário do PET (e ele não é um bolsista, nem não bolsista e nem tutor) a gente dificilmente vai conseguir qualquer benefício e muito mais dificilmente a manutenção do programa.
Abraços
contato.edvaldo@yahoo.com.br

Michael Dantas (PET-REL) disse...

O blog utiliza, por vezes, linguagem baixa e desnecessária, o que descaracteriza e desqualifica os trabalhos do grupo. Ademais, apesar da alegada neutralidade política, fato questionável, se á algo que o grupo não faz questão de economizar é nos maniqueísmos, tentando transformar sempre o SeSU e o MEC em verdadeiros demônios.

Parabenizo a iniciativa do blog e os esforços dos que os produzem. Entretanto, postagens de petianos e de outros tutores deveriam ser mais frequentes, expressando assim o caráter plural do grupo.

E lembrem-se, se há duas teorias ou propostas que afirmam o mesmo, aquela que for mais parcimoniosa e elegante prevalecerá!

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Prezado Michel,
o Blog PETBRASIL agradece seu comentário.
Sobre ele, temos a dizer que não usamos maniqueísmos nem palavaras "baixas". Utilizamos, sim, de críticas severas a quem deveria respeitar a Lei e não o faz. Por exemplo, não chamar a reunião do CONSELHO SUPERIOR por dois anos, não produzir Ata, não licitar, etc.
Sobre comentários de petianos e demais, mais de mil deles já foram publicados aqui.
Se há uma matéria de opinião, publicamos também.