sábado, 21 de agosto de 2010

FORGRAD REAGE ÀS MANIPULAÇÕES E ARBITRARIEDADES DA SESu CONTRA A DESTRUIÇÃO DO PET (original)


O FORGRAD está reagindo contra a tentativa de manipulação levada à cabo pela Secretaria de Ensino Superior-SESu, no sentido de promover o Projeto Conexão Saberes em detrimento do Programa de Educação Tutorial-PET.

Levando em conta a excelsa história do PET e da sua luta em não ser extinto no governo FHC, sob a batuta do então Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, o FORGRAD ainda busca reafirmar-se para escapar das manivelas manipulativas do MEC.

No encontro com o MEC, sob a batuta de um recém-instalado "responsável" por Programas de Graduação naquela Secretaria (e com a presença do própria secretária), desfiou-se um rosário de imprompérios contra os 31 anos de existência do PET (original), jogando sua trajetória e memória na vala comum onde são sepultadas as grandes idéias de vários governos.

No entanto, na plumbea atmosfera mec'ana, parcela considerável dos pró-reitores refutaram a maioria dos argumentos do MEC. Providos de um documento da

CENAPET, entenderam que a junção de dois programas muito diferentes significará a destruição total do PET (original).

A titular da pasta da SESu mostrou novamente seu viés autoritário, impondo que ninguém mexeria nas Portarias e de que os grupos PET não mais seriam vinculados às suas graduações de origem.

A sensação geral era de um inquietante absurdo coletivo, onde o autoritarismo deveria ser respirado como ar natural das coisas.

Apesar da incredulidade e das falas dissonantes, o FORGRAD ainda não mostrou todo o poder de sua voz. Não endossa a destruição do PET (original), mas tem pela frente a difícil tarefa de ajudar a comunidade petiana a não ser novamente extinta como queria o nada saudoso Paulo Renato Souza.

À luta!!!

Um comentário:

Taís. disse...

olá, estudo na Universidade Federal de Pernambuco, no curso recém-formado de Ciência Política e Relações Internacionais. Estamos querendo abrir um grupo PET, gostaria de saber se este blog pode ajudar (ou indicar algum site que possa) na construção do nosso projeto... Se teriam modelos, ou algo do tipo, grata, Taís;