quinta-feira, 29 de abril de 2010

AOS INCAUTOS E DESAVISADOS!


A gestão O PET QUE QUEREMOS, diante de comentários aqui publicados e msgs emails enviadas, esclarece algumas das afirmações feitas neste Blog.

Quando soubemos dos graves fatos envolvendo FORGRAD e SESu, resolvemos divulgá-los por 3 razões:

i) acesso democrático à informação;

ii) necessidade de pensar estratégias junto à comunidade petiana diante dos fatos ocorridos.

iii) fato de extrema relevância que se coloca na linha de frente para a manutenção do Programa e para sua histórica e longa luta contra o arbítrio.

Se decidimos não revelar as fontes o fizemos por duas razões:

i) a principal fonte (fontes secundárias foram ouvidas para checagem da informação) pediu sigilo e trata-se de pró-reitor (e não do baixo-clero!);

ii) a situação toda foi engendrada pela SESu marcada pela sua inequívoca vontade de não mais convocar o CONSELHO SUPERIOR do PET.

Não mancomunamos com políticas hostis!

Nossa trajetória sempre foi marcada pela luta aguerrida desde 22 de dezembro de 1997 quando iniciaram os trabalhos do Executivo (MEC) no desmonte do PET.

É errôneo atribuir o estado de coisas a tutores com receio de avaliação. Esta gestão e aquela que a precedeu sempre lutou pela volta das avaliações, participando da criação do CNAA E CLAAs. O que efetivamente conseguimos a partir de 2002 após um hiato de 4 anos!

Além disso conseguimos a Lei do PET e as Portarias 3385 e 1632 que regulamentam o Programa. Importante dizer que a Portaria 1632, editada um ano depois da 3385, contempla somente a correção do artigo 12, paragrafo 2, que assegura que os tutores tem permanecia de 3 anos renovável por iguaiS periodoS desde que avaliados! Uma vitória retumbante pois a SESu queria trocar a maioria dos tutores em 3 anos, fragilizando o Programa para poder remodelá-lo ao seu bel-prazer.

Estranhamos a afirmação de que há tutores com medo de avaliação! Se há, ótimo! Um processo de avaliação os tirará da tutoria, desde que baseado num processo construtivo de avaliação, como temos pedido desde que a gestão da Profa. Iguatemi Lucena extinguiu a CNAA e retirou o processo avaliativo dos CLAs, e não concordou (como até hoje) com a realização de um seminário nacional de Avaliação como temos pedido desde há longa data.

Nossa gestão e nossa história está marcada de forma indelével pela luta e não pela bravata como algum incauto ou desavisado pode querer crer.

Cooptação é a política da SESu desde 2006!

Temos assistido isso de forma explícita desde então.

A vontade da SESu em transformar o PET (original!) num fantoche como o PET-SAÚDE é clara!

Lutaremos como sempre lutamos!

Assim, à luta sempre, e NÃO à cooptação!

Um comentário:

DANIEL disse...

Parabens pela luta incansável de voces! A Comunidade Petiana tem muito orgulho em saber que nossas lideranças não se deixam cooptar. Vida longa a CENAPET!