sábado, 24 de abril de 2010

NO APAGAR DAS LUZES, GOVERNO, COM A AJUDA DO FORGRAD, PREPARA APAGÃO DO PET


Pois é, a hora da verdade do PET está chegando! Para quem esperava da SESu uma administração responsável do Programa, assiste agora a movimentação dos "pares" da Academia (via FORGRAD) na supressão do PET. Nossa gestão na CENAPET sempre alertou que a criação do PET-SAUDE era o prenuncio de um novo (e péssimo!) modelo para o PET (original!).

Agora, em reuniões separadas com a SESu (por essa razão o CONSELHO SUPERIOR do Programa não era convocado pela Secretária da SESu, Maria Dallari Bucci), o FORGRAD (Forum de Pró-Reitores de Graduação), prepara um plano de entrega da cabeça do PET àqueles que sempre foram seus carnífices: começará com o rodízio de tutores, depois com a transformação dos grupos em temáticos e, por fim, em grupos de rodízio (via Editais, como é o PET-SAUDE e como será as criações frankensteinianas, PET-CONEXÃO-SABERES e PET-INDÍGENA!).

O FORGRAD quer "espalhar a experiência da tutoria a todos!". Atrás desta pseudodemocracia está a miopia de achar que todo docente pode ser tutor. É de propor aos Pró-Reitores, que apóiam este delito de lesa-educação, se eles iriam até o CNPq defender que a experiência da produção dos professores bolsistas-produtividade deveria também ser estendida aos improdutivos...

Dias de trevas se aproximam!

Mas nós evitamos as três extinções do PET. Derrubamos dois secretários da SESu e fomos reconhecidos como um Programa de excelência.

Se o FORGRAD insistir em atacar o PET como está fazendo, perderá toda legitimidade e credibilidade que ainda reúne. Os algozes serão identificados e a prática deletéria do "pitaco acadêmico" e de sua vilania terminarão onde caíram todos aqueles que tentaram impor ao PET sua extinção!
Maniestações já deverão ser pensadas!
Delenda arbitrium!

4 comentários:

LuaNNa disse...

Boa tarde,

peço desculpa e ajuda a redação pois não compreende de que forma o FORGRAD pode extinguir o PET?

Luanna
PET-MEcânica
UFPA

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Prezada Luanna,

agradecemos sua mensagem.
quem pode extinguir o PET é o MEC-SESu. Eles tentaram isso por 3 vezes entre os anos de 1997 a 1999. Não conseguiram porque criamos o movimento PET em todo território nacional, e reestruturamos o Programa ao lado de uma SESu convencida (por nós!) da importância do PET.
Porém, de 2007 para cá, a hostilidade da SESu, manifestada principalmente pela não convocação do CONSELHO SUPERIOR do PET, a situação do programa passou a depender exclusivamente do secretário de plantão na SESu.
A ação que esta Secretaria está patrocinando agora é aquela de conversar em particular com o FORGRAD (quando poderia fazê-lo no CONSELHO SUPERIOR, constituído por SESu, CENAPET e FORGRAD).
Estas conversas tem o intuito de convencer que o PET (nosso - original!) deve copiar o modelo do PET-SAUDE, ou seja, rotatividade de tutores e grupos!
Isso acaba com o PET e este é o plano da SESu, infelizmente.
Teremos que voltar às ruas!

layla disse...

Muito esclarecedora esta resposta oferecida à Luanna. Aproveito ainda para perguntar: aonde posso encontrar material oficial sobre essas alterações? O Blog traz uma série de informações importantíssimas, mas sinto falta das fontes aonde possam ser conferidas.

De antemão agradeço,
Layla - PET-Sociologia
UnB

REDAÇÃO DO BLOG PETBRASIL disse...

Laya,

obrigado pela mensagem.
As informações que estamos obtendo são de pró-reitores que conversaram seja com a Diretoria da CENAPET seja com tutores que nos escrevem.
Não se trata de ilações, mas de fatos que foram discutidos no FORGRAD (há a esperança deles publicarem suas atas no site do Fórum). Estamos esperando, mas agindo!