quarta-feira, 14 de abril de 2010

DOCUMENTO ELABORADO NO X SUDESTEPET



CARTA DO RIO DE JANEIRO

Nós, integrantes e tutores dos Grupos PET, reunidos no X SudestePET, de 01 a 04 de abril de 2010, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, considerando que:
i. o PET é um programa inovador, que alavanca a melhoria da graduação, à medida que reduz a evasão e contribui para a formação dos estudantes, conforme reconhecido pela SESu;
ii. o Conselho Superior do PET – principal órgão de gestão do programa, não se reúne há mais de 18 meses;
iii. as bolsas dos alunos estão sem qualquer reajuste desde 2005 e a de tutores, há cerca de 3 anos, além de serem pagas com atraso, ao passo que bolsas federais similares foram reajustadas, recentemente, em pelo menos 20%, e são pagas regular e pontualmente;
iv. a Plataforma Lattes tem sido utilizada pela SESu como instrumento de avaliação do tutor, sem contudo oferecer possibilidade de incluir funções à frente do Programa de Educação Tutorial no currículo;
v. uma Comissão de Tutores foi constituída pela SESu para elaborar proposta de avaliação dos grupos que considerasse, além dos aspectos de produtividade, todo o seu processo de formação de alunos e do próprio Tutor;
vi. a Comissão Nacional de Avaliação é importante para a melhoria e para o aperfeiçoamento do programa;
vii. o último Seminário sobre Educação Tutorial aconteceu há uma década, embora a SESu tenha concordado com a repetição regular desse evento, haja vista seu potencial formativo para tutores;
viii. é urgente reinvestir os Comitês Locais de Acompanhamento (CLA) de sua competência avaliativa, conforme a SESu já havia concordado,

pleiteamos junto à SESu, por meio do CENAPET, que:

1) sejam restabelecidas, o mais breve possível, as reuniões do Conselho Superior do PET;
2) as bolsas dos alunos sejam reajustadas, pelo menos, ao valor das bolsas de iniciação científica federais;
3) sejam realizados estudos visando o reajuste do valor das bolsas dos tutores e equiparação entre elas;
4) seja constituída uma Comissão Nacional de Avaliação, composta por tutores, ex-tutores e membros externos conhecedores do PET;
5) sejam feitas gestões junto à CAPES para que não haja atraso no pagamento das bolsas de Petianos e Tutores;
6) seja realizado, ainda neste ano, Seminário Nacional de Educação Tutorial, garantindo a presença de todos os tutores e representantes discentes;
7) sejam feitas gestões junto ao CNPq para que a base de dados de bolsistas e tutores possa ser importada, quando da exibição do Currículo Lattes, e que as atividades do PET sejam devidamente contempladas pela Plataforma;
8) os Comitês Locais de Acompanhamento (CLA) voltem a ser denominados Comitês Locais de Acompanhamento e Avaliação (CLAA), recuperando, assim, a função avaliativa;
9) seja ministrado minicurso de prestação de contas no próximo ENAPET, em Natal, em julho de 2010.

Feita no Rio de Janeiro, em 04 de abril de 2010.

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