quarta-feira, 28 de abril de 2010

CONFIRMADO: FORGRAD MOVE-SE PARA IMPOR ROTATIVIDADE DE TUTORIA!



O FORGRAD, cooptado pelo MEC-SESu, prepara-se para pedir e a SESu imporá, pela revogação do parágrafo 2 do artigo 12 da Portaria 33.85 (de 25/09/2005) e sua correção, Portaria 1.632 (de 25/09/2006), a rotatividade de tutores!

Estamos com informações em OFF por ora. Pedimos a tutores e alunos bolsistas a inquirirem seus pró-reitores sobre esta situação.

Esta foi uma questão debatida há muito tempo, e os argumentos mostraram a necessidade de que o período de 3 anos de tutoria seja renovado por IGUAIS PERÍODOS desde que haja avaliação. Se positiva, o(s) tutor(a) permanece. Caso contrário, é exonerado! Assim também o é no CNPq com a bolsa-produtividade. Nenhu docente produtivo é retirado por cumprimento dos 3 anos. Só é retirada sua bolsa se se mostrar improdutivo.

Várias universidades têm mapeado a rotatividade natural de tutores (que saem por conta própria), e um estudo da Universidade Estadual de Maringá mostrou que, naquela Instituição, o tempo de tutoria ficava inferior a cinco anos!

O que a SESu e o FORGRAD estão tramando é GOLPE! Golpe que faz parte de um plano maior: liquidar o PET e transformá-lo no arremedo que é o PET-SAUDE e as duas novas criaturas gestadas no útero da SESu: PET-CONEXÕES SABERES E PET-INDÍGENA.

Roubando uma sigla legítima, querem, com ela, numa falsificação grosseira, exterminar o mais ambicioso programa de educação transversal nas IES hoje: O Programa de Educação Tutorial!

À luta sempre! Rufam os tamboras da guerra!

Um comentário:

Cleberson C. Cunha disse...

Apenas uma correção a portaria de 2005 é 3.385